Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5470
metadata.rede.dc.title: CBPF, publicação de divulgação científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas : na vanguarda da pesquisa
metadata.rede.dc.contributor.author1: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
metadata.rede.dc.publisher: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
metadata.rede.dc.date.issued: 2000
metadata.rede.dc.description.resumo: Esta publicação tem o objetivo de mostrar o que se faz hoje no CBPF, uma das fábricas de fazer ciência de nosso país. Nela, você vai descobrir uma instituição multifacetada e dinâmica com linhas de pesquisa ricas e interligadas. Não faltarão indicadores da produção científica, além de dados sobre o programa de pós-graduação, pioneiro na área de física e entre os melhores do Brasil. Recordamos também a criação do CBPF, através de emocionantes depoimentos de seus fundadores, Cesar Lattes, José Leite Lopes e Jayme Tiomno. Como parte do recente processo de incorporação ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o CBPF preparou detalhado relatório técnico. Tomando este por base, partimos agora para a divulgação de nosso trabalho para um público amplo, prestando, assim, contas à sociedade, que financia através dos impostos nossa instituição. Integrando uma tradição científica ímpar ao dinamismo das novas gerações de pesquisadores, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas enfrenta os grandes desafios da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento cientifico e tecnológico de nosso país.
metadata.rede.dc.description: Periódico tratado como livro.
Conteúdo; Energias extremas do universo -- Moléculas e superfícies -- Brilho intenso no céu -- Precisão e sensibilidade -- Modelagem de Sistemas Naturais -- Fenômenos e materiais magnéticos -- Mensageiros do espaço -- A estrutura eletrônica da matéria -- Efeito túnel e estabilidade nuclear -- Computação aliada à ciência -- A microscopia do novo milênio -- Caos e mecânica quântica -- Biominerais magnéticos Íons pesados relativísticos -- Os bárions charmosos -- A ciência e tecnologia das biocerâmicas -- Uma nova entropia -- Quatro andares de ciência e tecnologia -- Uma nova cosmovisão -- A supercondutividade -- Física do charm -- O impacto dos materiais avançados -- O vocabulário das partículas elementares -- Laboratório de raios cósmicos -- Técnicas para .espionar. a matéria -- Um pouco de história.
metadata.rede.dc.subject: Astrofísica
Centro de Pesquisa
metadata.rede.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5470
Appears in Collections:Publicações CBPF

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000_cbpf_na_vanguarda_da_pesquisa.pdf8.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.