Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4927
metadata.producao.dc.title: Tecnologia digital na escola: contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem
metadata.producao.dc.contributor.author: Vidal, Karina Domingues Bressan
metadata.producao.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/9003480251660770
metadata.producao.dc.contributor.advisor: Rocha Neto, Ivan
metadata.producao.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4365008543119083
metadata.producao.dc.date.issued: 17-Jun-2017
metadata.producao.dc.type: Tese
metadata.producao.dc.description.resumo: As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.
metadata.producao.dc.description.abstract: Digital technologies have changed students' behavior. Therefore, schools have gradually begun to deploy computers, projectors, digital slates, tablets, and educational software in the classroom as support in the teaching-learning process. This new scenario, despite presenting challenges and uncertainties, creates new opportunities such as the transformation of an expositive and traditional classroom into an environment that stimulates learning and collective construction. This work studied the impacts of these digital technologies in classrooms and the contribution of the National Sector of Information and Communication Technology - TIC with their equipment and software developed locally to support the teaching-learning process. Twenty-three companies and two Research and Development Institutes that invested in ICT Research and Development in the educational area were surveyed. The research was qualitative, case-study and descriptive, supported by semi-structured interviews. Research has shown that companies and institutes have developed tools that support the teaching-learning process, are aligned with the world market and recognize the teacher as the main agent of change. Regarding the Federal Government, in the opinion of the MEC representatives, ICTs have a very important role to support the teaching-learning process and prepare the student for the job market. However, the focus of the Ministry of Education (MEC) is on the student rather than on the creation of educational innovation tools; in addition, they recognize that it is necessary to urgently improve quality and access to the Internet in schools, but the great Problem that is the lack of financial resources.
metadata.producao.dc.language: pt_BR
metadata.producao.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
metadata.producao.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação e Pesquisa Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.producao.dc.subject: Tecnologia educacional
Educação digital
Política de desenvolvimento
Aprendizagem
Ciência - Estudo e ensino
metadata.producao.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.producao.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4927
Appears in Collections:Produção científica dos servidores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_karina_vidal_tese.pdfKarina Vidal - Tese (2017)1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.