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dc.contributor.advisorRocha Neto, Ivan-
dc.contributor.authorVidal, Karina Domingues Bressan-
dc.date.accessioned2023-01-23T18:29:20Z-
dc.date.available2023-01-23T18:29:20Z-
dc.date.issued2017-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4927-
dc.description.abstractDigital technologies have changed students' behavior. Therefore, schools have gradually begun to deploy computers, projectors, digital slates, tablets, and educational software in the classroom as support in the teaching-learning process. This new scenario, despite presenting challenges and uncertainties, creates new opportunities such as the transformation of an expositive and traditional classroom into an environment that stimulates learning and collective construction. This work studied the impacts of these digital technologies in classrooms and the contribution of the National Sector of Information and Communication Technology - TIC with their equipment and software developed locally to support the teaching-learning process. Twenty-three companies and two Research and Development Institutes that invested in ICT Research and Development in the educational area were surveyed. The research was qualitative, case-study and descriptive, supported by semi-structured interviews. Research has shown that companies and institutes have developed tools that support the teaching-learning process, are aligned with the world market and recognize the teacher as the main agent of change. Regarding the Federal Government, in the opinion of the MEC representatives, ICTs have a very important role to support the teaching-learning process and prepare the student for the job market. However, the focus of the Ministry of Education (MEC) is on the student rather than on the creation of educational innovation tools; in addition, they recognize that it is necessary to urgently improve quality and access to the Internet in schools, but the great Problem that is the lack of financial resources.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.subjectPolítica de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleTecnologia digital na escola: contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9003480251660770pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4365008543119083pt_BR
dc.contributor.refereeGranville, Lisandro-
dc.contributor.refereeNehme, Cláudio Chauke-
dc.contributor.refereeMoresi, Eduardo Amadeu Dutra-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação e Pesquisa Stricto Sensu em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.pt_BR
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