Browsing by Subject Educação digital
Showing results 1 to 7 of 7
Preview | Title | Author(s) | ???itemlist.dc.contributor.author1??? | Issue Date | ???itemlist.dc.description.resumo??? |
---|---|---|---|---|---|
Avanços recentes em inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: relato de experiência educacional com o uso de dall-e e dream | Russo, Filipe Albuquerque Ito; Sant’Anna, Nanahira de Rabelo e; Imai, Rodrigo Hidek | - | 2022 | O presente trabalho analisa potencialidades em síntese criativa a partir do uso de inteligências artificiais (IAs) sintetizadoras de imagens, com base em experimentações das ferramentas Midjourney, Craiyon, Dream e DALL-E, realizadas durante debate interativo online com estudantes de Ensino Médio Técnico. Apresenta-se um relato da experiência educacional, a qual incluiu divulgação científica, letramento digital e computacional e educação midiática, a partir de discussões e reflexões sobre os conceitos de inteligência, IA e inteligência natural (IN). O artigo exibe um resumo do evento, das impressões e produções do público participante, assim como propõe o conceito de síntese criativa como a produção, por sistemas inteligentes, de respostas adaptativas frente às adversidades postas. A educação sobre e com IA se mostra necessária e urgente, uma vez que as disrupções provocadas por seus usos já impactam todos os setores estratégicos das nações. Os resultados da experiência relatada indicam interesse da juventude em compreender e se apropriar das tecnologias de IA. | |
Boletim diário MCTI de 19 de janeiro de 2021 | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | - | 2021-01-19 | Artigos: Projeto do LABINFO/LNCC/MCTI, rede de vigilância genômica para SARS-COV-2, no combate à pandemia da COVID-19, é aprovado em programa de cooperação internacional do BRICS -- Diploma digital desenvolvido pela RNP/MCTI garante agilidade e segurança para alunos do ensino superior -- Série de livros “o protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação” está disponível para download gratuito -- 19 de janeiro, às 19H – O que você espera de um vulcão hoje? -- 22 de janeiro - Exposição virtual - ‘Os céus dos povos originários’ -- Até 24 de janeiro – MPEG/MCTI – Inscrições abertas para doutorado e bolsa de pós-doutorado em botânica tropical -- Desde o início da pandemia de COVID-19, MCTI investiu em 15 iniciativas de vacinas nacionais. | |
Boletim diário MCTI de 1º de fevereiro de 2021 | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | - | 2021-02-01 | Artigos: Em live, presidente da república destaca trabalho do MCTI na pesquisa em vacinas nacionais contra a Covid-19 -- Pesquisadores da Redevírus MCTI pedem autorização da Anvisa para iniciar testes clínicos com soro antiCovid -- MCTI participa de evento sobre limitações hospitalares de pacientes com a Covid-19 -- Campanha #AprenderParaPrevenir está na etapa de votação popular -- Museu GOELDI/MCTI lança editais de doutorado e mestrado em biodiversidade e evolução -- Observatório do CGEE/MCTI monitora tecnologias de interesse para o setor espacial -- INT/MCTI lança marca comemorativa dos seus 100 anos -- Virtual, PAPMEM traz frescor matemático para professores -- Live do IBICT/MCTI vai debater ferramentas facilitadoras para a internacionalização de negócios e empresas -- Inovação aberta em debate - FINEP/MCTI E MDR se unem para enfrentar desafios do abastecimento de água no semiárido brasileiro. | |
Boletim diário MCTI de 20 de janeiro de 2021 | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | - | 2021-01-20 | Artigos: Lei de TICS: Decreto presidencial facilita o incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação -- Ministro Marcos Pontes e ministra da agricultura, Tereza Cristina, discutem iniciativas na área de meteorologia -- Ministro recebe Startup brasileira vencedora de prêmio internacional com app para pessoas com autismo -- Bate-papo C&T no dia a dia destaca diversas ações do MCTI no combate à COVID-19 -- Nota de pesar: Richard Carl Vogt, especialista em tartarugas do INPA, morre aos 71 anos -- 20 de janeiro, às 19h - “o céu em sua casa” lua e aglomerados estelares -- Até 15 de fevereiro – IMPA está com inscrições abertas para prolímpico. | |
Boletim Diário MCTI de 26 de Novembro de 2021 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | 2021-11-26 | ARTIGOS: MINISTRO FALA SOBRE AÇÕES NA AMAZÔNIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM PAINEL DO GLOBAL NEW ECONOMY FORUM -- BRASIL E SUÍÇA DEBATEM COOPERAÇÃO EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO -- MINISTRO COMENTA AÇÕES DO MCTI DURANTE ENTREVISTA AO PROGRAMA A VOZ DO BRASIL -- MINISTRO É CONVIDADO A PALESTRAR EM CERIMÔNIA DOS 55 ANOS DA EMBRATUR -- ABERTA CONSULTA PÚBLICA PARA ATUALIZAÇÃO DA E-DIGITAL -- MINISTRO PARTICIPA DE CERIMÔNIA DO PÁTRIA VOLUNTÁRIA QUE ENTREGA PRESENTES PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE -- 27 DE NOVEMBRO, ÀS 9H30 –CIÊNCIA ÉTUDO MERGULHA NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |
Boletim diário MCTI de 28 de janeiro de 2021 | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | - | 2021-01-28 | Artigos: REDEVÍRUS MCTI: pesquisadores identificam coinfecção de pacientes por duas linhagens diferentes do coronavírus -- Com financiamento da FINEP/MCTI, HT MICRON desenvolve chip IOT usado em logística de vacinas na Índia -- REDETV! Destaca bate-papo do MCTI sobre desenvolvimento de vacinas nacionais -- MCTI participa da Política e Fórum Nacional de Modernização do Estado -- OCDE aprova revisão sobre acesso a dados de pesquisas científicas com financiamento público -- Com mais de 105 mil chips entregues pela RNP/MCTI, projeto alunos conectados é prorrogado até junho de 2021 -- Novo boletim do museu GOELDI/MCTI traz estudos sobre mamíferos da América do Sul -- 30 e 31 de janeiro - Fim de semana de diversão no MAST/MCTI. | |
Tecnologia digital na escola: contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagem | Vidal, Karina Domingues Bressan | - | 2017-06-17 | As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros. |
Redes Sociais