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Title: Pesquisa de qualidade no setor de software brasileiro 2009 / Ministério da Ciência e Tecnologia. Secretaria de Política de Informática.
metadata.dc.contributor.author1: Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Publisher: Ministério da Ciência e Tecnologia
Issue Date: 2010
metadata.dc.description.resumo: O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software - PBQP-Software apresenta nova edição da Pesquisa de Qualidade no Setor de Software Brasileiro. Lançada originalmente em 1993 teve cinco edições bianuais até a publicação da última edição em 2002. A obtenção de dados e indicadores sobre a evolução da qualidade no setor de software e serviços de TI no Brasil é, portanto, uma tarefa que o PBQP-Software considera fundamental desde sua criação, pois para tratar do tema qualidade com autoridade é necessário estabelecer instrumentos para mensurá-la. Ressalto que o tema qualidade tem sido objeto de ações sistemáticas das políticas públicas para a área de Tecnologia da Informação em nosso País. Constitui uma das prioridades tanto de medidas de apoio ao setor no âmbito do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação - PACTI, quanto no contexto da Política de Desenvolvimento Industrial - PDP do atual Governo. O foco de tais medidas é o de estimular a adoção de melhores práticas de engenharia de software pelas empresas brasileiras como um dos principais instrumentos para elevar a competitividade e a capacidade produtiva do setor. Realizar pesquisa a partir da coleta de dados primários é tarefa que requer a colaboração de diversos atores. Nesse sentido, agradecemos às empresas que se dispuseram voluntariamente a fornecer tais dados, sem os quais não seria possível apresentar o presente trabalho. Adicionalmente, agradecemos às instituições parceiras que não pouparam esforços em mobilizar um conjunto de colaboradores e especialistas no desenrolar das atividades de preparação, coleta e compilação dos resultados ora divulgados. Ao compartilhar esses resultados, convidamos todos a analisá-los e a colaborar no contínuo esforço de melhorar a qualidade de processos, produtos e serviços de software brasileiros, visando tornar nossas empresas mais aptas a competir no mercado globalizado.
Description: Índice de Figuras -- Índice de Tabelas -- Capítulo 1 - 1. A Pesquisa de Qualidade no Setor de Software Brasileiro 2009 -- Capítulo 2 - 2. Caracterização das Organizações Participantes -- 2.1. Tipo de Atividade da Organização -- 2.2. Localização Geográfica (Região do Brasil) -- 2.3. Localização Geográfica (Unidade da Federação) -- 2.4. Ano de Fundação -- 2.5. Início das Atividades em Tecnologia da Informação -- 2.6. Origem do Capital Controlador da Organização -- 2.7. Tipo de Organização em Relação à sua Constituição -- 2.8. Pessoas da Força de Trabalho da Organização -- 2.9. Comercialização de Produtos ou Serviços de Software em 2008 -- Capítulo 3 - 3. Caracterização do Software -- 3.1 Tipos de Produtos de Software Desenvolvidos no Brasil pela Organização -- 3.2. Áreas de Atuação dos Principais Clientes da Organização em 2008 -- Capítulo 4 - 4. Gestão Empresarial -- 4.1. Plano Estratégico, Plano de Negócios e Plano de Ação -- 4.2. Orientações para a Gestão da Qualidade -- 4.3. Critérios de Qualidade para Seleção de Terceiros -- Capítulo 5 - 5. Qualidade dos Processos de Software -- 5.1. Certificação/Avaliação da Qualidade dos Processos de Software da Organização -- 5.2. Métricas para Estimativa de Tamanho de Produto de Software -- 5.3. Medição de Desempenho dos Processos -- 5.4. Revisão de Planos de Projeto, Processos e Novos Produtos -- Capítulo 6 - 6. Qualidade dos Produtos de Sofware -- 6.1. Definição de Requisitos de Qualidade dos Produtos de Software -- Capítulo 7 - 7. Gestão de Pessoas -- 7.1. Qualificação das Pessoas da Organização -- 7.2. Certificação Profissional em Qualidade -- 7.3. Capacitação das Pessoas na Organização -- 7.4. Avaliação de Desempenho das Pessoas da Organização -- 7.5. Participação das Pessoas nos Resultados da Organização -- 7.6. Pesquisa de Satisfação das Pessoas da Organização -- Capítulo 8 - 8. Relacionamento com Clientes -- 8.1. Expectativas e/ou Necessidades dos Usuários e Clientes -- 8.2. Estruturas para Atendimento ao Cliente -- 8.3. Avaliação e Tratamento da Satisfação de Clientes e Usuários - Capítulo - 9. Diagnóstico pelo Método SERVQUAL -- 9.1. Princípios do método SERVQUAL -- 9.2. Definição do método SERVQUAL para a pesquisa -- 9.3. Análise dos Resultados obtidos pelo método SERVQUAL -- Referências Bibliográficas -- Anexos -- Anexo 1 - Organizações Respondentes da Pesquisa -- Anexo 2 - Organizações que Colaboraram com a Pesquisa -- Anexo 3 - Formulário Eletrônico da Pesquisa PBQP de Software -- Anexo 4 - Formulário Eletrônico da Pesquisa -- Anexo 5 - Glossário de Termos da Qualidade -- Índice de Figuras
Keywords: Software
Qualidade
Produtividade
Tecnologia da informação e da comunicação – TIC
URI: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5707
Appears in Collections:Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software- PBQP

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