Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5656
metadata.rede.dc.title: A iniciação científica: uma estratégia eficaz de transformação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil).
metadata.rede.dc.contributor.author1: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil) (CNPq)
metadata.rede.dc.publisher: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
metadata.rede.dc.date.issued: 2010
metadata.rede.dc.description.resumo: O domínio do código científico e tecnológico é condição para uma efetiva inserção no mundo do trabalho e no mundo social. Esta imposição decorre do papel do conhecimento na sociedade contemporânea cujo valor econômico e social tem sido reconhecido universalmente desde a segunda metade do século XX - período de grande desenvolvimento científico e tecnológico. É dessa época não só a percepção da importância e do papel dos recursos humanos qualificados e quantitativamente expressivos no processo de expansão do desenvolvimento, como também a verificação de que as novas tecnologias que já se esboçavam mais ampla e diversificadamente à época, viriam transformar o valor das coisas e dos bens, transformando a sociedade e suas relações. Assim, com o advento dos fatores intangíveis - baseados na aplicação das idéias emanadas do conhecimento - as "coisas" e os "processos" passariam a ser diferentes e a ter valor diferente. E, contrariando o que acontece com os bens materiais que quando se comercializam deixam de ser possuídos, as idéias - e os bens baseados nas idéias - seguem existindo mesmo depois de comercializados, e podem seguir sendo utilizados uma e mais outra vez. Ou tantas outras!! Aí reside o valor das idéias, as quais transformam a sociedade atual, de base industrial, numa sociedade do conhecimento. E nesta, diferentemente da sociedade industrial, considera-se que o conhecimento e a tecnologia, e não a mera produção, são os elementos de maior impacto econômico e social. Esse predomínio se apresenta cada vez com maior complexidade e mais rápida velocidade de geração. Essa dinâmica mostra que agora não só temos mais conhecimento, como também ele se cria e se amplia de forma cada vez mais rápida e mais intensa. Dissemina-se com maior velocidade a dispõe de uma quantidade cada vez maior de meios de difusão.
metadata.rede.dc.description: Apresentação -- Declarações do Presidente Carlos Aragão -- Depoimento do Professor Sergio Rezende -- A Trajetória da iniciação cientifica no CNPq -- A Iniciação Científica no Ensino Superior -- A Iniciação Científica - demanda espontânea -- Programa Institucional de BoIsas de Iniciação Científica - PIBIC -- Prêmio Desfaque do Ano na Iniciação Cienfífica -- Novos Perfis cIa Iniciação Científica -- A Iniciação Científico no Ensino Médio e Fundamental -- A lnicioçõo Científico Júnior -- Programa de iniciação ciêntífica no Ensino Médio - PIBIC-EM -- Programa de lnicioçõo Científico paro os premiados do OBMEP
metadata.rede.dc.subject: Ensino médio
Ensino primário
Ensino superior
Bolsa de estudo
metadata.rede.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5656
Appears in Collections:Publicações CNPQ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_cnpq_iniciacao_cientifica_uma_estrategia_eficaz_trasformacao.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.