Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5646
metadata.rede.dc.title: Uma proposta de política nacional de memória da ciência e da tecnologia: relatório da Comissão Especial constituída pela portaria 116/2003 do Presidente do CNPq em 04 de julho de 2003 / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil).
metadata.rede.dc.contributor.author1: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil) (CNPq)
metadata.rede.dc.publisher: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
metadata.rede.dc.date.issued: 2003
metadata.rede.dc.description.resumo: Este relatório reúne as conclusões dos trabalhos da Comissão Especil nomeada pela Presidência do CNPq (portaria 116/2003, de 4 de julho de 2003) para propor uma Política Nacional de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia (Anexo I). Os trabalhos tomaram como ponto de partida experiências precedentes, contando inclusive com as valiosas colaborações de Jaime Antunes e Francisco Romeu Landi , integrantes de uma comissão nomeada pelo MCT em 2002, cuja "Síntese Final" foi anexada ao presente trabalho (Anexo II). O presente trabalho não apresenta um diagnóstico completo da situação da memória científica e tecnológica nacional, mas ilustra de forma inequívoca os graves problemas em pauta, ressalta importantes iniciativas em andamento e aborda aspectos fundamentais da discussão conceitual. As propostas adiantadas devem alimentar uma ampla discussão com a comunidade científica. No prosseguimento do debate, será necessário mobilizar instituições públicas nos âmbitos federal, estadual, e municipal. O mesmo deve ocorrer com as empresas e instituições privadas.
metadata.rede.dc.description: 1. Introdução -- 2. Propósitos -- 3. Aspectos conceituais -- 4. A memória da ciência e da tecnologia no Brasil -- 5. O desenvolvimento da História da Ciência no Brasil -- 6. Recomendações -- Anexos
metadata.rede.dc.subject: Ciência e tecnologia
Ciência
Civilização
metadata.rede.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5646
Appears in Collections:Publicações CNPQ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_uma_proposta_politica_nacional_memoria_ciencia_tecnologia.pdf28.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.