Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5622
metadata.rede.dc.title: Uso racional da água em edificações
metadata.rede.dc.title.alternative: Título retirado da capa
metadata.rede.dc.contributor.author: Gonçalves, Ricardo Franci
metadata.rede.dc.contributor.author1: Financiadora de Estudos e Projetos (Brasil) (FINEP)
metadata.rede.dc.contributor: Gonçalves, Ricardo Franci
metadata.rede.dc.publisher: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
metadata.rede.dc.date.issued: 2006
metadata.rede.dc.description.resumo: Por tratar de temas inovadores para a engenharia sanitária, alguns dos quais ainda incipientes em termos de conceituação, de desenvolvimento tecnológico e de experiências em escala real, esse livro foi um grande desafio para os pesquisadores da rede 5 do PROSAB - Edital 4. Com objetivo de fornecer aos leitores uma ampla visão sobre o assunto, todos os esforços foram empreendidos na busca do equilíbrio entre as informações que caracterizam a experiência pregressa, o conhecimento atual e as novas informações decorrentes das mais recentes pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos sobre a conservação de água em edificações. O assunto é palpitante, por lidar não somente com os aspectos técnicos relacionados à engenharia, mas também com o comportamento humano face ao recurso água nas cidades. É evidente que as novas tecnologias de aproveitamento de fontes alternativas de água, os modernos dispositivos economizadores, as técnicas de projeto de sistemas hidro-sanitários alternativos, por exemplo, assumem papel importante na busca por um ciclo urbano da água sustentável. Entretanto, o comportamento humano emerge como crucial na luta contra a escassez e a iniqüidade da distribuição, motivo pelo qual foi alvo de abordagem especial ao longo de toda a obra. No capítulo 1 é realizada uma introdução ao tema, abordando aspectos relacionados com o ciclo urbano da água, os usos da água em ambiente urbano, a disponibilidade x demanda, as técnicas de racionalização do uso (curto, médio e longo prazo) e as ações do PROSAB rede 5. No capítulo 2, os principais conceitos relacionados com o uso racional da água em áreas urbanas são apresentados discutidos. O capítulo 3 realiza uma abordagem atualizada sobre as modernas técnicas de gerenciamento da água de chuva em áreas urbanas, contemplando técnicas para seu aproveitamento nas edificações. O capítulo 4 é dedicado ao reúso de águas cinzas, envolvendo a caracterização quali-quantitativa desta água residuária, os riscos envolvidos com o reúso residencial, as técnicas de tratamento e a viabilidade econômica desta prática. O gerenciamento de águas negras e águas amarelas é o objeto do capítulo 5, que analisa as técnicas de segregação, a origem e as características das águas negras e amarelas, e as tecnologias de segregação e tratamento. O capítulo 6 discute os aspectos comportamentais relacionados com a conservação de água nas edificações, enquanto que os aparelhos santários economizadores" são enfocados no capítulo. Finalmente, no capítulo 7 é realizada uma análise crítica da viabilidade técnica e econômica de utilização das fontes alternativas pesquisadas pela Rede Temática 5 do Edital 4 doPROSABnas edificações.
metadata.rede.dc.identifier.isbn: 9788570221544
metadata.rede.dc.description: Capítulo 1 - Introdução -- Capítulo 2 - Conservação de Água no Meio Urbano -- Capítulo 3 - Aproveitamento da Água de Chuva -- Capítulo 4 - Gerenciamento de Águas Cinzas -- Capítulo 5 - Gerenciamento de Águas Negras e Amarelas -- Capítulo 6 - Aparelhos Sanitários Economizadores -- Capítulo 7 - Análise Crítica
Tema da pesquisa: "Tecnologias de segregação e tratamento de esgotos domésticos na origem, visando a redução do consumo de água e infra-estrutura de coleta, especialmente nas periferias urbanas".
metadata.rede.dc.subject: Unidade de conservação
Sustentabilidade ambiental
Sustentabilidade da tecnologia
metadata.rede.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5622
Appears in Collections:Publicações FINEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_uso_racional_da_agua_em_edificacoes.pdf27.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.