Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5596
Title: Seminário de gestão tecnológica: estudos de casos de empresas : visão dos trabalhadores : desafios a superar
metadata.dc.contributor.author1: Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)
Publisher: nstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ; Banco do Brasil
Issue Date: 1994
metadata.dc.description.resumo: Apresenta os resultados do Seminário de Gestão Tecnológica, planejado e organizado pela Subcomissão de Educação e Gestão Tecnológica do PACTI. Foi realizado em São Paulo, nos dias 26 e 27 de maio de 1994, na Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos/Sindicato das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/Sindimaq). O seminário faz parte da primeira estratégia da subcomissão de conhecer experiências bem-sucedidas e identificar dificuldades e obstáculos visando à melhoria da gestão tecnológica no Brasil. As informações constantes do documento são baseadas em depoimentos de empresários, trabalhadores, autoridades do governo e especialistas que apresentaram suas experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento da capacitação tecnológica da indústria brasileira e para a continuidade e sucesso dos trabalhos do PACTI.
ISBN: 01044214
Description: Apresentação - Introdução - 1. Descrição do Seminário de Gestão Tecnológica do PACTI - 1.1. Objetivos - 1.2. Considerações metodológicas - 1.3. Empresas selecionadas - 1.4. Público-alvo - 1.5. Local de realização - 1.6. Programa do seminário - 1.7. Realização, patrocínios e apoio - 1.8. Avaliação do seminário - 2. Cenário das atuais mudanças tecnológicas - 3. Experiências de gestão tecnológica - 3.1. O caso Plascar - 3.2. O caso Mangels - 3.3. O caso Pirelli Cabos - 3.4. O caso Itautec Informática - 4. Visão dos trabalhadores - 5. Considerações finais - 5.1. Aspectos estratégicos e de filosofia empresarial - 5.2. Novos modelos de gestão empresarial - 5.3. Inovações em tecnologias de processos e desenvolvimento de produtos - 5.4. Desafios a superar.
Keywords: Administração
Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica da Indústria
Gestão tecnológica
Administração
URI: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5596
Appears in Collections:Programa Tecnologia Industrial Básica e Serviços Tecnológicos para a Inovação e Competitividade- TIB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1994_seminario_gestao_tecnologica.pdf5.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.