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metadata.rede.dc.title: Formação de recursos humanos em áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação
metadata.rede.dc.contributor.author1: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)
metadata.rede.dc.contributor: Cosme Rizzo Assunção, Fernando
Balbachevsk, Elizabeth
metadata.rede.dc.publisher: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
metadata.rede.dc.date.issued: 2010
metadata.rede.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo é contribuir para uma nova agenda de formação de recursos humanos, numa perspectiva de curto e médio prazo, em especial nas áreas que são mais estratégicas para consolidar a posição brasileira num cenário internacional inovador e altamente competitivo. Para a elaboração desta ação, o CGEE buscou trabalhar na direção dos seguintes setores produtivos: Siderurgia, Construção Civil, Cosméticos, Equipamento Médico-Hospitalar e Odontológico, Móveis, Têxtil e Confecções, Plásticos, Couro e Calçados, Automotivo e Aeronáutico. As tecnologias portadoras de futuro, Nanotecnologia e Biotecnologia, Tecnologia de Informação e Comunicação, Engenharia e Energia também foram analisadas. Dentro desse escopo, o estudo mostrou que novos arranjos institucionais começam a emergir, os atores se organizam para assegurar a formação de profissionais, e que as políticas públicas para a área educacional vêm apresentando novas diretrizes. Entretanto, são enormes os desafios que estão sendo superados. Maiores ainda os que ainda precisam ser enfrentados. A organização do nosso sistema escolar, a par de novas orientações em todos os níveis de ensino, permanece atrelada a fundamentos ideológicos e pedagógicos que não dão conta das exigências de mercado de trabalho cada vez mais diversificado e tecnologicamente sofisticado. Mesmo os sistemas considerados promissores e estabelecidos em paradigmas gestados no processo de modernização da indústria brasileira, como aqueles do "Sistema S", estão reexaminando seus modelos, currículos e ferramentas de ensino sob o risco de serem superados por iniciativas de segmentos econômicos de maior eficiência e demanda de talentos. A própria universidade, instituição secular de grande resistência a mudanças, vem sofrendo alterações na forma de organizar o ensino e na definição de seus objetivos, abrindo espaços à cooperação com parceiros antes vistos como perigosos para sua "autonomia". Do lado empresarial acirra-se a crítica sobre a adequabilidade dos egressos do ensino superior aos requerimentos dos novos postos de trabalho.
metadata.rede.dc.identifier.isbn: 9788560755264
metadata.rede.dc.description: Conteúdo: Apresentação -- Introdução -- Formação de recursos humanos em áreas estratégicas de inovação no Brasil: contribuição para a construção de uma agenda / Michelangelo Giotto Santoro Trigueiro - 1. Introdução -- 2. Considerações Metodológicas -- 3. Considerações sobre a formação de recursos humanos em áreas estratégicas de inovação -- 4. A guisa de conclusões; contribuição para a construção de uma agenda -- Oferta e demanda de pessoal qualificado no Brasil / Ivan Rocha Neto -- 1. Introdução -- 2. Considerações metodológicas -- 3. Planos e programas estratégicos -- 4. Panorâmica da demanda -- 5. Panorâmica da oferta -- 6. Demandas x oferta por setor -- 7. Oferta x demanda por área -- 8. Considerações finais -- Recursos humanos em áreas estratégicas para inovação: a experiência internacional / Elizabeth Balbachevsky -- 1. Introdução -- 2. A natureza dos novos desafios -- 3. O "lugar" da inovação e os desafios da formação de recursos humanos em áreas estratégicas -- 4. Experiências internacionais de reforma da pós-graduação -- 5. As experiências de reforma do doutorado 6. Conclusões -- O que ocorreu com os cursos seqüenciais? Reflexões sobre as contradições e descontinuidades das políticas de educação superior no Brasil entre 1997 e 2009 / Rubens de Oliveira Martins -- 1. Contexto geral do debate atual sobre educação superior -- 2. Conceituação histórica da dinâmica do processo de regulamentação dos cursos seqüenciais -- 3. Os paradoxos das políticas oficiais do MEC 209 -- 4. Cursos seqüenciais versus cursos tecnológicos: o percurso dos equívocos -- 5. Conclusões: as potencialidades dos cursos seqüenciais no cenário contemporâneo -- Educação tecnológica no Brasil: contribuições e limites na formação de recursos humanos / Maria Ligia de Oliveira Barbosa -- 1. Duas concepções de educação: a educação tecnológica como destino; a educação tecnológica como escolha -- 2. A Legislação sobre Educação Tecnológica -- 3. Conclusões: temos mesmo uma educação tecnológica? -- Educação corporativa: interação universidade - empresa / Kira Tarapanoff -- 1. Economia e inovação -- 2. Capital humano -- 3. Capacitação empresarial -- 4. O pioneirismo dos americanos e a definição de universidade corporativa -- 5. Universidades corporativas no Brasil -- 6. Conclusões -- Recursos humanos em áreas estratégicas para a inovação: relatório do workshop / Fernanda Antônia Fonseca Sobral -- 1. Introdução -- 2. Questões abordadas no workshop -- Lista de figuras, gráficos, quadro, tabela.
metadata.rede.dc.subject: Ciência e tecnologia
Recursos humanos
Qualificação profissional
metadata.rede.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5198
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