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metadata.rede.dc.title: Apoio à criação de uma instituição de ensino superior indígena
metadata.rede.dc.contributor.author1: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)
metadata.rede.dc.contributor: Santos, Márcio de Miranda
Medeiros, Iraci Aguiar
metadata.rede.dc.publisher: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
metadata.rede.dc.date.issued: 2014
metadata.rede.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o processo de apoio à elaboração de uma proposta de conteúdo programático para o Instituto e a do "projeto" de constituição de uma OS, conforme disposto na Lei 9.637/98. O Projeto Político Pedagógico (PPP) aqui apresentado indica os fundamentos e os procedimentos relativos à organização do Programa de Formação Avançada Indígena, a realizar-se no âmbito do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro, resultado de um longo processo de consulta, reuniões, seminários, oficinas e sistematização das discussões ao longo de cinco anos. No Projeto Político Pedagógico estão contemplados os itens da proposta da Foirn/ISA, além das contribuições coletivas decorrentes das discussões realizadas na oficina em São Gabriel da Cachoeira (SGC) no Amazonas (AM), em especial as do Grupo de Trabalho (GT) que tratou do Projeto Político Pedagógico (PPP) apresentado pela Foirn/ISA com os apontamentos decorrentes da análise feita, com o objetivo de identificar alguns desafios necessários para a viabilização do Programa de Formação Avançada Indígena (PFAI). O projeto "Definição, Modelagem e Análise de Viabilidade Econômico-financeira do modelo Jurídico Institucional para o Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro" tem por objetivo a construção de subsídios que configurem uma proposta de estrutura organizacional para uma instituição de ensino superior. Dentre as premissas do referido projeto encontram-se: a gestão indígena com autonomia (dentro dos parâmetros do marco legal vigente), a participação da comunidade indígena no processo decisório e a assistência e disseminação dos conhecimentos e cultura indígenas próprios. Este documento corresponde ao resultado final do projeto e sumariza suas principais etapas e resultantes, sinalizando o diálogo, a participação e a coletividade envolvidos na construção dos resultados produzidos.
metadata.rede.dc.identifier.isbn: 9788560755691
metadata.rede.dc.description: Conteúdo: I - Caracterização do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (Iciprn) -- 1. Introdução -- 2. Histórico do projeto -- 3. Aspectos metodológicos -- 4. Gestão do projeto no CGEE -- 5. Detalhamento das fases, das atividades e dos produtos -- 6. Cronograma de execução -- 7. Caracterização do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro (Iciprn) -- II - Projeto Político Pedagógico do programa de formação avançada indígena -- 1. Apresentação -- 2. Justificativa -- 3. Fundamentação legal -- 4. Identificação da proposta -- 5. Princípios norteadores -- 6. Estrutura organizacional e pedagógica do programa -- 7. Objetivos do programa -- 8. Base legal do programa -- 9. Número de turmas e vagas -- 10. Tempo de formação -- 11. Carga horári -- 12. Público e perfil do candidato -- 13. Formas de acesso -- 14. Habilidades gerais do formando -- 15. Competências do formando por área específica -- 16. Enfoque do programa -- 17. Fundamentação metodológica e estruturante do programa -- 18. Calendário acadêmico -- 19. Organização do currículo -- 20. Estrutura curricular do programa -- 21. Estratégias metodológicas do programa -- 22. Regime especial -- 23. Etapas do Programa -- 24. Parcerias interinstitucionais do programa -- 25. Formadores e orientadores do programa -- 26. Avaliação do ensino aprendizagem -- 27. Integralização curricular -- 28. Certificação/diplomação -- 29. Bolsa e assistência ao cursista -- 30. Gestão do programa -- 31. Avaliação do programa -- 32. Infraestrutura disponível -- III - Caracterização do modelo e análise de viabilidade econômico-financeiro para o Iciprn -- 1. Escopo do Projeto e do Relatório -- 2. Metodologia de Trabalho -- 3. Arquitetura organizacional -- 4. Compreendendo as etapas da Modelagem da Estrutura -- 5. Modelando a cúpula -- 6. Modelando o núcleo operacional -- 7. Modelando a linha intermediária -- 8. Os Processos e a Cadeia de Valor na Modelagem da Estrutura -- 9. A Cadeia de Valor como Ferramenta para Identificação de Macroprocessos -- 10. Governança Social e o Estado em Rede -- 11. Partes interessadas -- 12. Forma jurídico-institucional definida -- 13. Proposta de modelagem -- 14. Pressupostos para o alinhamento da arquitetura organizacional -- 15. Modelo de governança e instâncias deliberativas -- 16. Modelo político-pedagógico -- 17. Estrutura organizacional e instâncias executivas -- 18. Acreditação e certificação -- 18.1 Atividades econômicas -- 18.2 Saberes tradicionais -- 18.3 Gestão ambiental -- 18.4 Associações Comunitárias -- 18.5 Fontes de financiamento -- 18.6 Custeio de implantação -- 18.7 Primeiro ano -- 18.8 Memória de cálculo -- 18.9 Custeio de pessoal -- 18.10 Custeio administrativo -- 18.11 Detalhamento custeio administrativo -- 18.12 Custeio de investimento -- 18.13 Plano de Implementação -- Considerações finais e próximos passos -- Conclusão -- Referências -- Anexos -- Glossário -- Lista de Figuras -- Lista de Tabelas -- Siglas e abreviações
metadata.rede.dc.subject: Ensino superior
Educação indígena
Formação profissional
metadata.rede.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5119
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