Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5057
Title: Tecnologia assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoal com deficiência
metadata.dc.contributor.author1: Instituto de Tecnologia Social (Brasil) (ITS)
metadata.dc.contributor: Garcia, Jesus Carlos Delgado
Publisher: Instituto de Tecnologia Social
Issue Date: 2008
metadata.dc.description.resumo: "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. "Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui. "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. "Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" é quem não consegue ser doce. "Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam, no mundo inteiro, mais de 600 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, 10% da população global. No Brasil, 24,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, de acordo com o Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de idosos ultrapassa 16 milhões de pessoas e deve dobrar em 20 anos, o que tornará o Brasil o sexto país em população idosa do mundo. Essas estatísticas nos ajudam a compreender o tamanho do desafio envolvido na construção de uma sociedade inclusiva, que pressupõe o respeito às diferenças, a valorização da diversidade humana e a garantia do acesso universal aos direitos, sem barreiras ou limitações de natureza socioeconômica, cultural ou em razão de alguma deficiência. As pessoas com deficiência, majoritariamente excluídas dos espaços públicos, das escolas, do mercado de trabalho, da convivência em sociedade, representam uma parte importante desse debate. Por muito tempo, predominou a visão da deficiência como um problema individual, transferindo à pessoa a responsabilidade de "mudar" ou "adaptar-se" para viver em sociedade. A partir da década de 1960, essa visão começou a ser questionada e, pouco a pouco, a deficiência passou a ser entendida a partir da interação das pessoas com o contexto em que vivem. No modelo inclusivo, fundamentado nessa visão, cabe à sociedade adaptar se para acolher as diferenças e promover condições de acesso - para todos os cidadãos, com ou sem deficiência - aos serviços coletivos de saúde, educação, trabalho, locomoção, segurança etc.
Description: Conteúdo: Apresentação -- O papel social da Tecnologia Assistiva -- Capítulo 1 - Deficiência e acessibilidade -- 1.1 - Acessibilidade e desenho universal -- 1.2 - Tecnologia Assistiva como instrumento de acessibilidade e inclusão -- 1.3 - Comunicação alternativa -- 1.4 - Sobre deficiência e autismo -- a) Deficiência física -- b) Deficiência auditiva -- c) Deficiência visual .-- d) Deficiência mental (intelectual) -- e) Deficiência múltipla -- f) Autismo -- Capítulo 2 - O computador no contexto educacional -- 2.1 - Artigo: Tecnologia Assistiva em ambiente computacional -- 2.2 - Softwares especiais de acessibilidade: categorias e exemplos -- a) Simuladores de teclado (teclados virtuais) -- b) Simuladores de mouse -- c) Ampliadores de tela -- d) Leitores de tela -- e) Softwares para comunicação alternativa -- f) Preditores de texto -- g) Softwares mistos -- h) Holos - Sistema educacional -- Capítulo 3 - Sugestões para as escolas -- 3.1 - Estimulação sensorial -- 3.2 - Lazer e recreação -- 3.3 - Comunicação alternativa -- 3.4 - Facilitadores de preensão -- 3.5 - Recursos pedagógicos -- 3.6 - Atividades de vida diária (AVD) -- 3.7 - Informática -- 3.8 - Mobiliário -- 3.9 - Transporte escolar -- Realização e parcerias -- Referências bibliográficas
Keywords: Tecnologia
Acessibilidade
Educação
Computador
Educação escolar
URI: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5057
Appears in Collections:Publicações ITS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tecnologia_assistiva_nas_escolas_ (1).pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.