Search

Add filters:

Use filters to refine the search results.


Results 1-5 of 5 (Search time: 0.014 seconds).
  • previous
  • 1
  • next
Collection hits:
Collection Name
Publicações IMPA
Item hits:
PreviewTitleAuthor(s)???itemlist.dc.contributor.author1???Issue Date???itemlist.dc.description.resumo???
Guia de Lagartos da Reserva Adolpho Ducke, Amazônia CentralVitt, Laurie; Magnusson, William; William, Ernest; Pires, Tereza Cristina Ávila; Lima, Albertina PInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Brasil) (INPA)2008O propósito deste guia é apresentar ao público em geral, a estudantes e cientistas, os lagartos da Reserva Florestal Adolpho Ducke (RFAD), os quais representam uma parte expressiva dos lagartos da Amazônia e, em particular, do componente das Guianas (que inclui a Amazônia brasileira ao norte do rio Amazonas e a leste do rio Negro, a Guiana Francesa, Suriname, Guiana e partes da Venezuela e Colômbia). Apresentamos inicialmente uma descrição da RFAD, seguida de uma visão geral do que são os lagartos e o que fazem. Essas informações ajudarão o leitor leigo a entender as seções seguintes, que incluem descrições de cada espécie, organizadas taxonomicamente. Anexamos ao final, uma chave para a identificação dos lagartos no campo e uma chave morfológica para identificação dos lagartos após sua captura.
2006-2010: marco de um novo INPA-Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Brasil) (INPA)2010Apresenta uma síntese das mudanças estruturais e culturais que estrategicamente tem sido implementadas, e que visam forjar um novo instituto de pesquisas científicas amazônicas, antenado às novas realidades e demandas globais, um novo Impa.
Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil competitivo-Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)2011O livro Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo foi elaborado por um grupo de trabalho da SBPC, sob a coordenação do professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (Ineo), Roberto Mendonça Faria, e composto pelos pesquisadores Jacobus Willibrordus Swart, Jailson Bittencourt de Andrade e João Batista Calixto. A obra é resultado de uma parceria entre a SBPC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A publicação tem como objetivo contribuir com o avanço tecnológico e inovador do Brasil, por meio de recomendações e propostas factíveis. Ela reúne artigos nas áreas de educação e infraestrutura de ciência e tecnologia, setores estratégicos e proposições. Além da SBPC e da Capes, sua produção foi subsidiada ainda por outras sociedades e instituições científicas, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBMicrobiologia).
Plano diretor [IMPA] : 2006-2009-Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Brasil) (IMPA)2006Desde sua criação, em 1952, a missão do Instituto de Matemática Pura e Aplicada -IMPA está orientada para a pesquisa, a formação de novas gerações de pesquisadores bem como a disseminar a atividade matemática em todos seus níveis, através da educação de futuros professores universitários, da formação de uma literatura matemática brasileira e na procura por jovens talentos. A qualidade do trabalho da Instituição tem sido reconhecida em diversas ocasiões por comissões de avaliação. O Relatório Tundisi, por exemplo, disse a respeito do IMPA que: "O Brasil possui uma das mais renomadas instituições matemáticas da América Latina". Em outra oportunidade, em 2003, uma Comissão Internacional de Avaliação do IMPA formada por destacados matemáticos do exterior e do Brasil emitiu elogioso parecer sobre a instituição, do qual extraímos a seguinte frase: "O IMPA é presentemente uma das mais importantes instituições de pesquisa no mundo e a de maior destaque entre elas quanto ao impacto de suas atividades para a matemática do próprio país. É responsável por liderança científica e por estabelecer padrões de pesquisa em nível mundial ".A Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA é uma Organização Social - OS vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT desde2001. O seu primeiro contrato, de cinco anos, foi assinado em 2001, após dois anos de debates internos e a definição de um plano de metas para esse período. O Planejamento Estratégico iniciado pelo MCT em 2004 veio coincidir com o debate interno prévio à renovação desse Contrato de Gestão - CG para o período 2006 - 2009, enriquecendo seu escopo. O planejamento estratégico do IMPA vem sendo discutido nas suas Comissões de Ensino, Atividades Científicas, Planejamento e Projetos, Informação Científica e Informática formadas por pesquisadores e com uma vasta representatividade de áreas. Ao mesmo tempo, foi designada uma comissão especial para a reestruturação do Sistema Administrativo do IMPA. O presente Plano Diretor é uma súmula das recomendações exaradas por estas comissões e pelos debates em torno da renovação do Contrato de Gestão.