Browsing by Subject Qualificação profissional
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Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 09, de 13 de maio de 2022 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) | 2022-05-13 | - | |
Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 11 - Suplementar, de 07 de junho de 2021 | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA) | - | 2021-06-07 | - | |
Boletim Diário MCTI de 02 de junho de 2021 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | 2021-06-02 | ARTIGOS: CABO SUBMARINO DE FIBRA ÓPTICA BRASIL-EUROPA É INAUGURADO EM PORTUGAL -- GOVERNO FEDERAL SANCIONA MARCO LEGAL DAS STARTUPS E DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR -- SECRETÁRIO PAULO ALVIM DESTACA IMPORTÂNCIA DO MARCO LEGAL DAS STARTUPS EM FÓRUM DE INVESTIMENTOS BRASIL 2021 -- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA TEM RECORDE DE INSCRITOS EM 2021 -- SEMPI/MCTI PARTICIPA DA 3° CONFERÊNCIA ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ÓTICA E FOTÔNICA -- INPE/MCTI PARTICIPA DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM APOIO A DESASTRES NATURAIS -- EMBRAPII/MCTI INVESTE EM INOVAÇÃO DO SETOR ELETROELETRÔNICO -- ATÉ 13 DE JUNHO - ESCOLA SIRIUS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO | |
Boletim Diário MCTI de 21 de Maio de 2021 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | 2021-05-21 | ARTIGOS: BRASIL E REINO UNIDO DISCUTEM FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA -- MCTI E CREA-SP DEBATEM PARCERIA PARA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS -- ENTIDADES DA INDÚSTRIA DO PARANÁ LANÇAM PARCERIAS NO SETOR DE BIOGÁS -- GIOVANNA MACHADO É A MAIS NOVA INTEGRANTE DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIAS (APC) -- SIBRATECNANO ABRE EDITAL PARA PROPOSTAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS -- 22 DE MAIO, ÀS 9H30 – CIÊNCIA É TUDO FALA SOBRE O 5G E A INTERNET DAS COISAS -- | |
Boletim Diário MCTI de 31 de janeiro de 2022 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | 2022-01-31 | ARTIGOS: MCTI PODE TER PARCERIA COM META EM CENTRO DE TECNOLOGIAS E CAPACITAÇÃO - MINISTRO DO MCTI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO -- MCTI E ABNT ESTUDAM PARCERIAS EM DIVERSAS ÁREAS -- GRANIOTER: MCTI SE REÚNE COM INSTITUIÇÕES PARA ALINHAR AÇÕES DO PROJETO -- COMITÊ TÉCNICO DE GESTÃO DE RISCOS DO MCTI FAZ PRIMEIRA REUNIÃO PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DE AÇÃO -- IMPACTOS DA ERUPÇÃO DO VULCÃO EM TONGA FORAM DETECTADOS NO LABORATÓRIO DO CBPF/MCTI -- INPE/MCTI FORMALIZA PARTICIPAÇÃO NO NOVO PROJETO PIRATA, REDE DE OBSERVAÇÃO NA REGIÃO DO ATLÂNTICO TROPICAL -- INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO BUSCA AMPLIAR ATUAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ -- 7 DE FEVEREIRO - PROGRAMA DO IBICT/UFRJ ABRE EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES. | |
Botetim diário MCTI de 06 de Janeiro de 2021 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | 2021-01-06 | Artigos: CNPEM/MCTI É DESTAQUE EM PESQUISAS PARA COMBATER FUTURAS PANDEMIAS -- FINEP E MCTI LANÇAM CHAMADA PÚBLICA DESTINADA A ICTS QUE ATUAM NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA -- EQUIPE DO INPE/MCTI INICIA PRIMEIRA INSPEÇÃO DO SATÉLITE AMAZÔNIA-1 NA ÍNDIA -- IBICT/MCTI: CONFIRA O ARTIGO “COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: IDENTIDADE, AUTORREFERÊNCIA E RECONHECIMENTO” -- ATÉ 18 DE JANEIRO – IMPA/MCTI -- INSCRIÇÕES PARA O PAPMEM ESTÃO ABERTAS -- POR MEIO DA REDEVIRUS MCTI, MINISTÉRIO INVESTIU EM CENTENAS DE PROJETOS EM COMBATE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS -- | |
Botetim diário MCTI de 18 de Janeiro de 2021 | - | Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) | 2021-01-18 | Artigos: CTNBio/MCTI dá parecer positivo para biossegurança da vacina da Astrazeneca/Fiocruz/Oxford -- MCTI faz parte do programa Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos --Startup apoiada pela Finep ganha prêmio internacional da ONU, em Viena -- Agência Espacial Brasileira/MCTI abre Consulta Pública à sociedade -- Governo federal, através do INSA/MCTI & da SUDENE/MDR destina R$ 1,3 milhão para a qualificação de pescadores e desenvolvimento de agroindústrias no Nordeste -- Em 2020, SEFIP/MCTI redobra esforços no financiamento da ciência, tecnologia e inovação | |
Certificação da qualificação de supervisores de radioproteção | - | Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN) | 1999 | O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos necessários à certificação da qualificação de supervisores de radioproteção. Esta Norma aplicase às pessoas físicas candidatas à certificação da qualificação de supervisores de radioproteção em instalações nucleares ou em instalações radiativas sujeitas à autorização da CNEN, bem como àquelas que estejam no exercício das atividades de supervisores de radioproteção. | |
Formação de recursos humanos em áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação | - | Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE) | 2010 | O objetivo deste estudo é contribuir para uma nova agenda de formação de recursos humanos, numa perspectiva de curto e médio prazo, em especial nas áreas que são mais estratégicas para consolidar a posição brasileira num cenário internacional inovador e altamente competitivo. Para a elaboração desta ação, o CGEE buscou trabalhar na direção dos seguintes setores produtivos: Siderurgia, Construção Civil, Cosméticos, Equipamento Médico-Hospitalar e Odontológico, Móveis, Têxtil e Confecções, Plásticos, Couro e Calçados, Automotivo e Aeronáutico. As tecnologias portadoras de futuro, Nanotecnologia e Biotecnologia, Tecnologia de Informação e Comunicação, Engenharia e Energia também foram analisadas. Dentro desse escopo, o estudo mostrou que novos arranjos institucionais começam a emergir, os atores se organizam para assegurar a formação de profissionais, e que as políticas públicas para a área educacional vêm apresentando novas diretrizes. Entretanto, são enormes os desafios que estão sendo superados. Maiores ainda os que ainda precisam ser enfrentados. A organização do nosso sistema escolar, a par de novas orientações em todos os níveis de ensino, permanece atrelada a fundamentos ideológicos e pedagógicos que não dão conta das exigências de mercado de trabalho cada vez mais diversificado e tecnologicamente sofisticado. Mesmo os sistemas considerados promissores e estabelecidos em paradigmas gestados no processo de modernização da indústria brasileira, como aqueles do "Sistema S", estão reexaminando seus modelos, currículos e ferramentas de ensino sob o risco de serem superados por iniciativas de segmentos econômicos de maior eficiência e demanda de talentos. A própria universidade, instituição secular de grande resistência a mudanças, vem sofrendo alterações na forma de organizar o ensino e na definição de seus objetivos, abrindo espaços à cooperação com parceiros antes vistos como perigosos para sua "autonomia". Do lado empresarial acirra-se a crítica sobre a adequabilidade dos egressos do ensino superior aos requerimentos dos novos postos de trabalho. | |
Gestão da inovação no MCTIC: projetos 2018-2019 | Cunha, Alexandre Campos da; Volpe, Ana Paula Sampaio; Dultra, Anderson Zanati; Pereira, Antonia Maria Ramos Franco; Barros, Benedita da Silva; Barros, Bruno Montandon Noronha; Uechi, Cristina Akemi Shimoda; Alves, Daniela Reis; Querol, Diogo de Oliveira; Lousada, Eduardo Soriano; Bellucci, Felipe Silva; Mitkiewicz, Fernando André Coelho; Miranda, Fernando Franca e Gomes de; Silva, Leonardo Jordão da; Xavier, Lúcia Helena da Silva Maciel; Toledo, Flávio Barbosa; Costa, Maíra Murrieta; Araujo, Marcondes Moreira de; Novais, Marcos Pereira de; Lyra, Pedro Lúcio; Castro, Ricardo Ferreira Vieira de; Figueiredo, Sergio Ferreira de; Velho, Sérgio Roberto Knorr; Saito, Silvia Midori; Teixeira, Suzana de Queiroz Ramos; Barbosa, Wesley Nogueira | - | 2020 | A publicação reúne os 30 projetos inovadores dos servidores do MCTIC selecionados por meio do programa Innovation Management Professional (IMP) da School of International Business and Entrepreneurship da Steinbeis University (STEINBEIS-SIBE do Brasil). São projetos nas áreas de inovação empresarial, gerenciamento do conhecimento organizacional, produção de indicadores, avaliação de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas qualificadas entre outros. | |
Qualificação de pessoal e certificação para ensaios não destrutivos em itens de instalações nucleares | - | Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN) | 1999 | O objetivo desta norma é estabelecer os requisitos para a qualificação de pessoal, bem como a respectiva certificação , relativos às atividades de ensaios não destrutivos (END) de itens importantes à segurança de instalações nucleares | |
Requisitos para o registro de pessoas físicas para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas | - | Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN) | 1998 | O objetivo desta Norma é regular o processo de registro de profissionais de nível superior habilitados para o preparo, o uso e o manuseio de fontes radioativas. Esta Norma se aplica às pessoas físicas, candidatas ao registro para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas em instalações radiativas, na indústria, na agricultura, no ensino e na pesquisa |
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