Browsing by Subject Capacitação tecnológica


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2021_02_03_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim diário MCTI de 03 de fevereiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-02-03Artigos: Ministério vai apoiar capacitação de forças de segurança contra crimes virtuais -- CNPq/MCTI lança 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica -- FINEP e MCTI divulgam resultado final da chamada pública sobre Tecnologia Assistiva -- RNP/MCTI realiza apresentação em encontro de eHealth da Géant -- Ministro e secretário de inovação do Rio Grande do Sul tratam de temas estratégicos em ciência e tecnologia -- IBICT/MCTI e BDB debatem "hibridização cultural: a biblioteca enquanto polo de convergência cultural" -- AEB/MCTI faz pré-seleção para mestrado e doutorado na China no setor aeroespacial -- Até 6/fev - seleção de candidato à bolsa BEA na Comissão Nacional de Energia Nuclear/MCTI.
2021_09_03_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 03 de Setembro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-09-03ARTIGOS: “HOJE É UM DIA HISTÓRICO PARA O BRASIL. EM BREVE DEIXAREMOS DE IMPORTAR E SEREMOS PRODUTORES DE VACINAS”, AFIRMA MARCOS PONTES -- MCTI DEBATE ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO COM SETORES DA SOCIEDADE -- SEIS PARQUES TECNOLÓGICOS PASSAM A FAZER PARTE DO SISTEMA RNP/MCTI -- EMBRAPII/MCTI APOIA PROJETO DE ECONOMIA CIRCULAR: INTEGRANDO MINERAÇÃO COM CONSTRUÇÃO CIVIL -- MCTI LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA FOCADA NO TRABALHO -- ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A 3a EDIÇÃO DA OBMEP NÍVEL “A” -- 3 DE SETEMBRO, ÀS 10H - OFICINA SOBRE O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DIADORIM, DO IBICT/MCTI -- ATÉ 30 DE SETEMBRO - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2a EDIÇÃO DO CATÁLOGOS DE FORNECEDORES DO CENTRO ESPACIAL DE ALCÂNTARA
2022_05_05_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 05 de Maio de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-05-05ARTIGOS: PROJETO MCTI FUTURO ABRE CURSOS GRATUITOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA EM MAIO E JUNHO -- “TEMOS QUE CUIDAR DAS PESSOAS”, DIZ MINISTRO EM LANÇAMENTO DA CAMPANHA MAIO AMARELO -- EMPRESA APRESENTA PROJETO DE ESTUFAS TECNOLÓGICAS INTELIGENTES AO MCTI -- ABERTAS AS INSCRIÇÕES DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DO OCEANO -- COM APOIO DO MCTI, GRUPOS PROMOVEM CAMPANHA PELA CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA OCEÂNICA -- IMPRENSA DESTACA LANÇAMENTO DA OLIMPÍADA MIRIM DE MATEMÁTICA -- 16 MIL MÉDICOS SERÃO ATENDIDOS NO PROJETO WEB SUPERVISÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -- 18 DE MAIO - EVENTO CITINOVA SOBRE CIDADES SUSTENTÁVEIS ACONTECE NA CAPITAL PAULISTA
2022_04_14_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 14 de Abril de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-04-14ARTIGOS: PESQUISA APONTA TENDÊNCIAS E LACUNAS NA PRODUÇÃO DA CIÊNCIA SOBRE A RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA -- MANEJO DE PESCA RENDEU MAIS DE R$ 3,5 MILHÕES ÀS COMUNIDADES DO MÉDIO SOLIMÕES EM 2021 -- INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO COMPLETA 18 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA (14) -- REDE MCTI/EMBRAPII DE INOVAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL JÁ APOIA 639 PROJETOS -- MINISTÉRIO RECEBE CONVITE PARA PARTICIPAR DO GREEN RIO 2022, EM SETEMBRO -- MCTI E CONSECTI DISCUTEM AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES -- EM VISITA AO MCTI, PRESIDENTE DA THE GLOBAL NEW ECONOMY FORUM BUSCA APOIO PARA AMPLIAR HUB DE PESQUISA TECNOLÓGICA EM BARRETOS (SP) -- INPE/MCTI ASSINA PROTOCOLO COM ADMINISTRAÇÃO NACIONAL OCEÂNICA E ATMOSFÉRICA DOS EUA -- PROJETO DO MCTI FUTURO ABRE CURSOS GRATUITOS E INÉDITOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA
2022_01_31_boletim_diario_mcti (3).pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 31 de janeiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-01-31ARTIGOS: MCTI PODE TER PARCERIA COM META EM CENTRO DE TECNOLOGIAS E CAPACITAÇÃO - MINISTRO DO MCTI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO -- MCTI E ABNT ESTUDAM PARCERIAS EM DIVERSAS ÁREAS -- GRANIOTER: MCTI SE REÚNE COM INSTITUIÇÕES PARA ALINHAR AÇÕES DO PROJETO -- COMITÊ TÉCNICO DE GESTÃO DE RISCOS DO MCTI FAZ PRIMEIRA REUNIÃO PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DE AÇÃO -- IMPACTOS DA ERUPÇÃO DO VULCÃO EM TONGA FORAM DETECTADOS NO LABORATÓRIO DO CBPF/MCTI -- INPE/MCTI FORMALIZA PARTICIPAÇÃO NO NOVO PROJETO PIRATA, REDE DE OBSERVAÇÃO NA REGIÃO DO ATLÂNTICO TROPICAL -- INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO BUSCA AMPLIAR ATUAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ -- 7 DE FEVEREIRO - PROGRAMA DO IBICT/UFRJ ABRE EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES.
2022_01_04_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim diário MCTI de 4 de janeiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-01-04Artigos: CNPq/MCTI recebe R$ 100 milhões do FNDCT para chamada universal para apoiar mais de 2 mil projetos -- EMBRAPII/MCTI reúne gigantes de TIC e Startups em consórcios para inovação -- Cientista brasileiro descobre 301 exoplanetas em estágio da NASA com apoio da AEB/MCTI -- ‘Equacionei possibilidades para o futuro da filha de agricultores’ -- Pesquisadores do ON/MCTI fornecem posições precisas dos 5 maiores satélites de Urano -- Artigo apresenta dados sobre a produção de trabalhos científicos sobre COVID-19 -- O céu na palma da mão - curso com pesquisadores do MAST/MCTI ajuda manusear o App Stellarium -- Inscrições abertas para o XX programa de verão do LNCC até 16 de janeiro de 2022.
2022_01_05_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim diário MCTI de 5 de janeiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-01-05-
2021_02_02_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBotetim diário MCTI de 02 de fevereiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-02-02Artigos: MCTI incentiva produção de insumos para medicamentos e vacinas no Brasil -- Projeto inovador para tratamento grave da Covid-19 chega ao mercado -- MCTI promove encontro virtual com unidades vinculadas -- Decreto regulamenta benefícios do PADIS, e empresas devem complementar dados de 2019 -- Pesquisadoras do Cemaden/MCTI colaboram com o Curso EAD sobre Saúde Planetária, na temática Redução de Riscos de Desastres -- Grupo de estudos estrtégicos doINPA/MCTI disponibiliza tomo XVIII do caderno de debates -- IMPA/MCTI: Física usa teoria dos nós para estudar matemática do tricô -- 2 de fevereiro - bate-papo ciência e tecnologia no dia a dia - soro anti Covid-19
Brasil: a economia natural do conhecimento: projeto atlas das ideias: mapeamento a nova geografia da ciência-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2008O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou da elaboração do capítulo brasileiro do projeto Atlas das Idéias, chamado Brazil, the natural knowledge-economy. Atlas das Idéias é uma iniciativa da Demos, instituição inglesa sem fins lucrativos, voltada à pesquisa e ao debate para a promoção da democracia do cotidiano. O projeto traça uma nova geografia da inovação, por meio do mapeamento do status e das tendências da ciência, tecnologia e inovação em vários países do mundo. Assim, o projeto procura identificar possibilidades de cooperação entre o Reino Unido e centros de inovação em países emergentes, situados fora do eixo tradicional de produção de C&T. A participação do CGEE se estendeu em todas as fases do estudo no Brasil, desde a sugestão de especialistas a serem entrevistados, a condução de seminários, as consultas intermediárias, até a co-autoria do estudo final. O primeiros estudos do Atlas apresentaram o estado da arte em CT&I na China, Índia e Coréia do Sul. A publicação Brazil, the natural knowledge-economy descreve a surpresa, para olhos europeus, dos desenvolvimentos recentes do Brasil no campo de CT&I. O documento salienta como forças do Brasil a estabilidade política e econômica, o crescimento da produção científica e do número de doutores e mestres, o apoio federal bem organizado, tanto financeiro quanto regulatório à ciência e tecnologia, uma base confiável em propriedade intelectual. Entre os alvos de investigação estão o grau de concentração da pesquisa em instituições de elite no país; o fluxo intrarregional de talentos e a diáspora de especialistas para centros de pesquisa no exterior; o efetivo envolvimento da indústria nas cadeias de inovação; se os ganhos de produtividade obtidos com a inovação têm como preocupação a preservação do meio ambiente; se a inovação tem chegado à base da pirâmide social do país; e se a colaboração científica tem se dado apenas no âmbito das elites, ou se tem chegado às massas. A publicação também contém seis recomendações ao Brasil, todas no sentido de que o país tire maior proveito das qualidades que têm. A primeira delas é ampliar a discussão sobre temas que, de acordo com a consultoria inglesa, são inevitavelmente controversos o exemplo é a tensão entre investir em ciência básica e investir na diminuição da desigualdade. A segunda afirma que o Brasil deve contar uma nova história sobre a inovação e precisa de confiança para escrever um novo capítulo nessa história. Aproveitar ao máximo a notoriedade global trazida pelos biocombustíveis, e fazer disso uma oportunidade para comunicar ao mundo sua força científica é a terceira recomendação; organizar uma rede de apoio internacional a partir dos cientistas e empreendedores brasileiros vivendo no exterior e, finalmente, implementar com firmeza as políticas públicas já existentes completam as recomendações. O estudo estrutura-se em uma introdução e sete capítulos: Mapeamento, Pessoas, Lugares, Empresas, Cultura, Colaboração, Prognóstico. Há também um anexo com a lista de instituições visitadas.
PADCT III: documento básico-Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)1998O Documento Básico e o Manual Operativo são parte integrante do Acordo de Empréstimo firmado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial relativo ao PADCT III e contém as regras e procedimentos completos para o Programa, em adição aos dados básicos e referências legais .O Documento Básico é a tradução do Project Implementation Plan - PIP acordado entre as partes e contém as metas do Programa, e os conceitos e procedimentos básicos. O Manual Operativo contém as regras e os procedimentos operacionais detalhados, todos os modelos de convênios e contratos a serem celebrados entre os agentes de coordenação e execução do Projeto inclusive os que serão celebrados entre o MCT e as Agências Executoras, os termos de referência para os colegiados do Programa , os convênios entre as agências executoras e as instituições beneficiárias e a documentação legal de referencia.
PADCT: manual operativo-Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)1998O Manual Operativo e o Documento Básico são parte integrante do Acordo de Empréstimo firmado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial relativo ao PADCT III e contém as regras e procedimentos completos para o Programa, em adição aos dados básicos, referências legais e informações. O Documento Básico é a tradução do Project Implementation Plan - PIP acordado entre as partes e contém as metas do Programa, e os conceitos e procedimentos básicos. O Manual Operativo contém as regras e os procedimentos operacionais detalhados, todos os modelos de convênios e contratos a serem celebrados entre os agentes de coordenação e execução do Projeto inclusive os que serão celebrados entre o MCT e as Agências Executoras, os termos de referência para os colegiados do Programa , os convênios entre as agências executoras e as instituições beneficiárias e a documentação legal de referencia. Este Manual Operativo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - PADCT III, em consonância com as suas diretrizes e conteúdo programático e em conformidade com o Documento Básico do PADCT III onde os princípios de funcionamento do Programa são explicitados em detalhe, visa basicamente a: a) estabelecer os procedimentos operacionais e administrativos do Programa. b) disciplinar e uniformizar as ações de todos os segmentos envolvidos na execução do Programa. c) definir as atribuições, os níveis de responsabilidade, a hierarquização e as formas de relacionamento no âmbito do MCT e externamente entre os Colegiados, as Agências, o Agente Executor Financeiro a Secretaria de Coordenação e Gerenciamento, os demais agentes co-financiadores e os usuários do Programa.
2019_rubens_souza_dissertacao.pdf.jpgO projeto Hackatruck como um caso prático para capacitação tecnológica itinerante no BrasilSouza, Rubens Caetano Barbosa de-2019-09A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso sobre um formato de capacitação tecnológica proposto por empresas e instituições das áreas das tecnologias da informação e comunicação (TIC) visando minimizar um grave problema nacional: a deficiência de recursos humanos qualificados, frente aos desafios impostos pela intensificação do processo de digitalização que alcança os mais diferentes setores socioeconômicos, problema que poderá agravar-se com a consolidação da Internet das Coisas e o paradigma da Indústria 4.0. Trata-se do projeto Hackatruck, que resultou de iniciativa das empresas Flextronics, Apple e IBM, juntamente com o Instituto Eldorado, de Campinas, que firmaram parcerias com instituições de ensino superior para que alunos universitários possam obter experiência com ferramentas e metodologia que estimulem o desenvolvimento de soluções baseadas em software. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a eficácia desse projeto como prática de capacitação tecnológica para alunos do ensino superior do Brasil. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar os resultados gerados pelo projeto Hackatruck; investigar a importância acadêmica e profissional do projeto Hackatruck para os discentes; e investigar a percepção dos alunos do projeto Hackatruck quanto a eficácia da capacitação tecnológica realizada por meio da metodologia de aprendizagem baseada em desafios. O processo metodológico utilizado nesta dissertação foi do tipo quali-quantitativo, por meio de entrevistas, análise documental e aplicação de questionários para coleta das informações para as análises e investigações propostas. Como principal resultado desta dissertação pode-se destacar a avaliação positiva da proposta pedagógica formulada por meio do projeto Hackatruck, denotada por indicadores de aprendizagem, dos alunos que participaram desse projeto. Além disso, os estudos realizados para atender a um dos objetivos específicos desta dissertação, resultou na submissão de um artigo científico à revista “Informática na educação: teoria & prática”.