Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Russo, Filipe Albuquerque Ito | - |
dc.contributor.author | Sant’Anna, Nanahira de Rabelo e | - |
dc.contributor.author | Imai, Rodrigo Hidek | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T21:46:57Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T21:46:57Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4980 | - |
dc.description | Artigo publicado na Revista Científica Campus Party, nov. 2022 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação digital | pt_BR |
dc.title | Avanços recentes em inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: relato de experiência educacional com o uso de dall-e e dream | pt_BR |
dc.type | Artigo de revista | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição (CC BY) - Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao autor pela criação original. Fonte: https://br.creativecommons.org/licencas/ | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8022636770176492 | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa potencialidades em síntese criativa a partir do uso de inteligências artificiais (IAs) sintetizadoras de imagens, com base em experimentações das ferramentas Midjourney, Craiyon, Dream e DALL-E, realizadas durante debate interativo online com estudantes de Ensino Médio Técnico. Apresenta-se um relato da experiência educacional, a qual incluiu divulgação científica, letramento digital e computacional e educação midiática, a partir de discussões e reflexões sobre os conceitos de inteligência, IA e inteligência natural (IN). O artigo exibe um resumo do evento, das impressões e produções do público participante, assim como propõe o conceito de síntese criativa como a produção, por sistemas inteligentes, de respostas adaptativas frente às adversidades postas. A educação sobre e com IA se mostra necessária e urgente, uma vez que as disrupções provocadas por seus usos já impactam todos os setores estratégicos das nações. Os resultados da experiência relatada indicam interesse da juventude em compreender e se apropriar das tecnologias de IA. | pt_BR |
Appears in Collections: | Produção científica dos servidores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_nanahira_santanna_artigo.pdf | 272.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Redes Sociais