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dc.contributor.advisorCarvalho, André Borges de-
dc.contributor.authorOliveira, Joelmo Jesus de-
dc.date.accessioned2023-01-20T16:54:58Z-
dc.date.available2023-01-20T16:54:58Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4910-
dc.description.abstractThe Brazilian state over the last 30 years of democracy regime has supported a considerable effort to finance scientific and technological development programs and policies without, however, can reap the desired result to consolidate a consistent and diverse industrial base for the national scientific activity. Although the reasons for the repeated and known failure do not have a singular dimension, we consider in this thesis that the constant and high political support guaranteed to social sectors that star in the decision-making arena of Brazilian S&T has great importance for the maintenance of diagnostics, attitudes, culture and beliefs shared by actors and institutions of Brazilian S&T policy. In this work, we present a theoretical model able to explain dynamics of policy subsystems whose main emergent property is the high paradigmatic stability of the outcomes. This theoretical approach was checked by mean an extensive empirical analysis of Brazil´s science and technology (S&T) policies. The main research hypothesis considers Brazil´s S&T policy subsystem as highly capable for hold the paradigmatic features of its outcomes. Empirical research was focused to describe the political, institutional and cognitive trajectory of the S&T policy venue and to analyze critical conjuncture, systemic responses and political strategies as those related to appointment to positions in the federal S&T bureaucratic political elite. Theoretical approach was proposed starting from original David Easton theories. He got closer political analysis to general systems theory in the 1950s. The empirical methodologies employed beheld documental analysis, primary data analysis, secondary data analysis from historiographic works and personal accounts, quantitative analysis by mean indicators and new analytical methods described in the text.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectPolítica de ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectCiência e Estadopt_BR
dc.titleSubsistemas de alta estabilidade paradigmática: teoria e análise da política de ciência, tecnologia e inovação do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7381963348748731pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1051763855783856pt_BR
dc.contributor.refereeAbers, Rebecca-
dc.contributor.refereeCoelho, Denilson-
dc.contributor.refereeMueller, Bernardo-
dc.contributor.refereePraça, Sérgio-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Políticaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.resumoO Estado brasileiro, ao longo dos últimos 30 anos de regime democrático, tem suportado um considerável esforço de financiamento de programas e políticas de desenvolvimento científico e tecnológico sem, no entanto, conseguir colher o almejado resultado de consolidar uma consistente e diversificada base industrial para a atividade científica nacional. Embora as razões desse reiterado e conhecido insucesso não tenham uma dimensão singular, consideramos nesse trabalho que o constante e elevado suporte político garantido aos setores sociais que protagonizam a arena decisória da C&T tem grande relevância para a manutenção dos diagnósticos, atitudes, culturas e crenças compartilhados por atores e instituições da política de C&T brasileira. Apresentamos nesse trabalho um referencial teórico que explica a dinâmica de subsistemas de políticas públicas cuja principal propriedade emergente é a alta estabilidade paradigmática dos resultados do seu processo decisório. Esse marco teórico foi testado em uma extensa análise empírica das políticas de ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Assumimos a hipótese de que as políticas de ciência, no Brasil, são produzidas por um subsistema altamente capaz de garantir a estabilidade paradigmática de seus resultados. A pesquisa empírica ao longo do trabalho reconstituiu a trajetória política, institucional e cognitiva da arena decisória, analisou contextos críticos, respostas sistêmicas e estratégias políticas como as adotadas para a ocupação do alto escalão do órgão central do subsistema. O marco teórico apresentado foi elaborado a partir da proposta original de David Easton, que aproximou a análise política da teoria geral de sistemas. As metodologias da pesquisa empírica contemplaram análises documentais, análise de dados primários e secundários de trabalhos historiográficos e de relatos pessoais, além de técnicas quantitativas inovadoras.pt_BR
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