Search

Add filters:

Use filters to refine the search results.


Results 1-4 of 4 (Search time: 0.006 seconds).
  • previous
  • 1
  • next
Collection hits:
Collection Name
Publicações CEMADEN
Item hits:
PreviewTitleAuthor(s)???itemlist.dc.contributor.author1???Issue Date???itemlist.dc.description.resumo???
Anuário da sala de situação do CEMADEN 2018-Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Brasil) (CEMADEN)2021O Anuário da Sala de Situação do Cemaden, cuja primeira versão fez a análise dos alertas e ocorrências para o ano de 2017, é um documento imprescindível não apenas para a avaliação interna, mas também como registro histórico do trabalho de monitoramento e da ocorrência de desastres. O Anuário foi idealizado com a finalidade de consolidar as estatísticas dos alertas emitidos pela Sala de Situação do Cemaden, bem como dos eventos e ocorrências registrados nos 959 municípios brasileiros monitorados pelo Centro.
Anuário da sala de situação do CEMADEN 2017-Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Brasil) (CEMADEN)2019O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é uma Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações cuja missão é gerar conhecimento na área de desastres hidrogeometeorológicos que sejam os pilares para a emissão de alertas e, consequentemente, auxiliem a preservação de vidas. A tarefa de emissão de alertas é o lado operacional do Cemaden, que não raramente é confundida como sendo nossa única atividade. Para que nossa missão seja cumprida, no entanto, fazemos também Ciência de alta qualidade, capacitamos recursos humanos e também contribuímos com a cultura da prevenção a desastres. Mas, sendo os alertas a principal janela através da qual nos comunicamos com a sociedade, é importante apresentarmos o resultado de nossa produção, para que possamos imprimir à nossa ação uma dinâmica de reflexão e aprimoramento contínuos. É sob essa ótica que apresento este Anuário.
Relatório de gestão 2019 : Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN-Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Brasil) (CEMADEN)2020O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, criado em julho de 2011 pelo Decreto Presidencial n. 7.513, tem como missão realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais e a emissão de alertas, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de contribuir para a redução do número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país. Atualmente o CEMADEN opera 24 horas por dia, sem interrupção, monitorando, em todo o território nacional, as áreas de risco de 958 municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais. Entre outras competências, envia os alertas de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil.