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dc.contributor.advisorOliveira Júnior, Almir de-
dc.contributor.authorPedrosa, Fernanda Gomes-
dc.date.accessioned2022-05-12T17:15:41Z-
dc.date.available2022-05-12T17:15:41Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.mctic.gov.br/handle/mctic/3836-
dc.description.abstractThe Public Policy of Professional and Technological Education has been considered strategic for social inclusion and scientific and technological development processes of Brazil, both in developed economies and in emerging countries. In Brazil, until recently, these policies were not successful in meeting the demands of productive sectors, especially the industry, though there was an important change in the beginning of this century. This work aims to investigate the policy for professional and technological education—more specifically, the National Program for Access to Technical Education and Employment [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)], and to describe the implementation process of its modality named “PRONATEC Brasil Maior” (PRONATEC/BM) [PRONATEC Bigger Brazil], which aims to meet the needs for skilled labor of main productive sectors encompassed by the Bigger Brazil Plan. When analyzing how institutional arrangements are constituted for the coordination and implementation of this policy, in addition to its partial results, we assessed to what extent has been efficient this proposed arrangement, which innovates by predicting the mapping of demands for professional qualification to define the offer of courses, through direct contact with the corporate sector. Since this is a very recent initiative and given the scarce literature on the subject, we opted for a research approach of exploratory character based on: analysis of available literature and of official documents; observation of a few indicators of enforcement of PRONATEC/BM; and holding interviews with the main players that enforce the Program. This work was aimed at widening the comprehension of the recent experience in implementing PRONATEC/BM, and offering information that can in the future support more encompassing analyses of this important professional qualification program.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipeapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePolítica de educação profissional e tecnológica: análise da modalidade Pronatec Brasil Maior na perspectiva de seus implementadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3076253575030819pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5621632895339709pt_BR
dc.contributor.refereeJannuzzi, Paulo de Martino-
dc.contributor.refereePires, Roberto Rocha Coelho-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimentopt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.resumoA política pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sido considerada estratégica para os processos de inclusão social e de desenvolvimento científico e tecnológico do País, tanto nas economias desenvolvidas como nos países emergentes. No Brasil, até recentemente, essas políticas não foram bem sucedidas no atendimento às demandas dos setores produtivos, especialmente da indústria, sofrendo, porém, uma importante inflexão a partir do início deste século. O objetivo deste trabalho é investigar a política de EPT, de modo específico, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e descrever o processo de implementação da modalidade “PRONATEC Brasil Maior” (PRONATEC/BM), voltada a atender às demandas por qualificação profissional dos principais setores produtivos abarcados pelo Plano Brasil Maior (PBM). Ao analisar como se constituem os arranjos institucionais para a coordenação e implementação dessa política, além de seus resultados parciais, tratou-se de verificar em que medida tem sido eficaz esse arranjo proposto, que inova ao prever o mapeamento de demandas por qualificação profissional para a definição da oferta de cursos, mediante o contato direto com o setor empresarial. Por se tratar de iniciativa bastante recente e dada a escassa literatura sobre o assunto, optou-se por uma abordagem de pesquisa de caráter exploratório baseada em: análise da bibliografia disponível e de documentos oficiais; observação de alguns indicadores de execução do PRONATEC/BM; além de realização de entrevistas com os principais atores executores do Programa. O que se pretende com esse trabalho é ampliar a compreensão da experiência recente com a implementação do PRONATEC/BM, e oferecer informações que possam no futuro subsidiar análises mais abrangentes deste importante programa de qualificação profissional.pt_BR
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