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metadata.producao.dc.title: Museu-Espetáculo: reflexões ecosóficas sobre o museu do século XXI (no percurso de uma viagem de balão)
metadata.producao.dc.title.alternative: Ecosophical reflections about the 21st century museum (along the journey of a balloon trip)
metadata.producao.dc.contributor.author: Narloch, Charles
metadata.producao.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/2010495712225789
metadata.producao.dc.contributor.advisor: Scheiner, Teresa Cristina Moletta
metadata.producao.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1943496132657459
metadata.producao.dc.date.issued: Mar-2021
metadata.producao.dc.type: Tese
metadata.producao.dc.description.resumo: As manifestações do espetáculo nos museus são consideradas atributos subjetivos, comumente associados aos termos “espetacular” e “espetacularização”. Esses termos decorrem da noção crítica de Sociedade do Espetáculo, elaborada na década de 1960, embora já fossem utilizados com sentidos aproximados ou divergentes. O termo Museu-Espetáculo é igualmente subjetivo e depende de critérios subjetivos de valoração. A tese apresenta o Museu-Espetáculo como fenômeno social e cultural na socialização do conhecimento, na representação social e no desenvolvimento da sociedade. Para isso, são propostas abordagens éticas, estéticas e epistemológicas comuns à Museologia e a outros campos do saber. Optou-se pela construção de uma narrativa paralela de análises socioculturais sobre tempos e espaços associados à Era de Ouro dos Dirigíveis no Brasil (1930-1937), bem como à realização de grandes eventos internacionais que motivaram a criação de três museus brasileiros: o Museu de Ciência e Tecnologia do Recife (em concepção), o Ecomuseu de Santa Cruz (1995) e o Museu do Amanhã (2015), no Rio de Janeiro. A percepção pública e as expectativas de desenvolvimento geradas pela passagem dos dirigíveis no Brasil, bem como pela realização de grandes eventos, são analisadas analogamente como decorrências do mesmo fenômeno espetacular. Os territórios onde se localizam dois desses museus preservam testemunhos materiais da passagem dos dirigíveis. Por outro lado, o Museu do Amanhã foi inaugurado meses antes da realização dos Jogos Olímpicos do Rio, na região portuária do Rio de Janeiro. Por meio das análises apresentadas, defende-se que o Museu-Espetáculo é um fenômeno comum a qualquer museu, em maior ou menor grau. Suas motivações e impactos são ambíguos. Considera-se também que a ontogênese do espetáculo, como fenômeno cultural, se manifesta como “ancestral comum” a diversas formas de expressão, dentre elas a do museu e do teatro. Por sua ambiguidade, o Museu-Espetáculo tanto pode servir à indústria do turismo e do entretenimento, como se estabelecer como ferramenta de mediação para a percepção crítica e reflexiva sobre as “realidades” sociais, políticas, culturais e ambientais.
metadata.producao.dc.description.abstract: The manifestations of the spectacle in museums are considered subjective attributes, commonly associated with the terms “spectacular” and “spectacularization”. Such terms derive from the critical notion of Society of Spectacle, developed in the 1960s, although they were already used with approximate or divergent meanings. The term Museum-Spectacle is equally subjective and depends on subjective valuation criteria. This thesis presents the Museum-Spectacle as a social and cultural phenomenon related to the socialization of knowledge, to social representation and to social development. To this aim ethical, aesthetic, and epistemological approaches, common to Museology and other fields of knowledge, are proposed. We opted for the construction of a parallel narrative of socio-cultural analyzes of times and spaces associated with the Golden Age of Airships in Brazil (1930-1937), as well as to the holding of international events that motivated the creation of three Brazilian museums: Science and Technology Museum in Recife (in conception), the Santa Cruz Ecomuseum (1995) and the Museum of Tomorrow (2015), in Rio de Janeiro. The public perception and expectations of development generated by the passage of airships in Brazil, as well as by the holding of major events, are analyzed in similarity, as a result of the same spectacular phenomenon. The areas where two of these museums are located preserve material testimonies of the passage of airships. On the other hand, the Museum of Tomorrow was opened months before the Summer Olympics 2016 in Rio, in the port area of Rio de Janeiro. By means of the analyzes presented, it is argued that the Museum-Spectacle is a common phenomenon to any museum, to a greater or lesser degree. Their motivations and impacts are ambiguous. It is also considered that the ontogenesis of the spectacle, as a cultural phenomenon, manifests itself as a “common ancestor” to several forms of artistic expression, including those of the Museum and of the Theater. Due to its ambiguity, the Museum-Spectacle can serve both the tourism and entertainment industries; it may also establish itself as a mediation tool for critical and reflective perception of social, political, cultural, and environmental “realities”.
metadata.producao.dc.language: pt_BR
metadata.producao.dc.publisher: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
metadata.producao.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - UNIRIO/MAST-MCTI
metadata.producao.dc.subject: Museu
Museologia
metadata.producao.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.producao.dc.rights.license: Atribuição - Uso Não Comercial (CC BY-NC) - Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos. Fonte: https://br.creativecommons.org/licencas/
metadata.producao.dc.identifier.uri: https://repositorio.mctic.gov.br/handle/mctic/3679
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