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Amazônia e a crise da modernização-Museu Paraense Emílio Goeldi (Brasil) (MPEG)1994Este livro contém grande parte dos trabalhos apresentados na conferência AMAZÔNIA E A CRISE DA MODERNIZAÇÃO, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi, entre 29 de setembro e 01 de outubro de 1993. A conferência reuniu um número considerável de intelectuais brasileiros e estrangeiros, jornalistas, políticos e representantes de movimentos sociais interessados nas questões da Amazônia. Procuramos adotar uma perspectiva interdisciplinar, evitando que as questões culturais, políticas e sociais fossem relegadas a um segundo plano, como ocorre, muitas vezes, nas discussões sobre as possibilidades do desenvolvimento sustentável dentro do "background" dos grandes projetos, da industrialização e das metrópoles na Amazônia.
Anais Conferências regionais de ciência, tecnologia e inovação: você se envolve, o Brasil se desenvolve-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2005O objetivo principal da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (3ª CNCTI) é aprofundar, junto às comunidades científica e acadêmica, em particular, e junto à sociedade brasileira, como um todo, a consciência sobre a importância da ciência, da tecnologia e da inovação que aqui se produz como pilares de uma estratégia de promoção do desenvolvimento econômico e social do País. Nesse sentido, os grandes temas da Conferência vinculam-se estreitamente às questões relacionadas ao desenvolvimento; à capacidade de gerar riqueza; de distribuí-la de modo a promover a inclusão social; de atuar em áreas de interesse nacional; de ter uma presença internacional pró-ativa e de um sistema de instrumentos, gestão e regulação que estimule a utilização do conhecimento em prol de um crescimento econômico sustentável. Em cada um desses temas, é fundamental demonstrar para a sociedade, a partir de exemplos concretos, que CT&I levam ao progresso, e vice-versa. E que o real valor a ser agregado a produtos, processos e serviços é o conhecimento científico-tecnológico. Será essencial aproximar os setores acadêmico, empresarial e público do País, bem como estimular e divulgar grandes projetos nacionais mobilizadores que utilizem CT&I como ferramentas de desenvolvimento. As Conferências Regionais preparatórias da 3ª CNCTI adotaram os mesmos temas e estratégias da Conferência Nacional, o que contribuirá em muito para o enriquecimento das reuniões de trabalho. A análise das características regionais é, sem dúvida, um dos balizadores do debate em um País com as dimensões e as diferenciações do Brasil. As Conferencias Regionais representaram o segundo estágio de preparação da 3ª CNCTI, tendo se beneficiado dos seminários preparatórios - o primeiro estágio - ocorridos em março passado, em Brasília, que resultaram em cinco volumes do Parcerias Estratégicas, publicação do CGEE. As regionais tiveram lugar nas capitais de cinco Estados e atraíram centenas de participantes dos meios acadêmico, empresarial e governamental, além de organizações não - governamentais, associações e entidades diversas. A primeira delas, na Região Norte, foi sediada em Manaus (AM), de 29 de junho a 1º de julho, no auditório da SUFRAMA. O evento enfocou a Amazônia sob a ótica da ciência, da tecnologia e da inovação, constatando-se, a partir dele, a força transformadora desses instrumentos para o desenvolvimento de uma região estratégica para o presente e o futuro do País. Seguiu-se a Conferência Regional do Sudeste, em Belo Horizonte (MG), de 3 a 4 de agosto, em dependências da FIEMG, com a participação de expressivas delegações dos quatro Estados da Região. O encontro gerou a proposta de uma agenda de CT&I para o Sudeste, centrada em iniciativas de interesse comum que venham a se aproveitar da elevada capacitação científico-tecnológica concentrada em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo. A Região Sul teve sua Conferência em Florianópolis (SC), de 9 a 10 de agosto, com forte presença empresarial, dela emergindo a Carta de Florianópolis, com várias propostas a serem encaminhadas para a Conferência Nacional. Diversas empresas de base tecnológica do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catariana participaram do encontro e apresentaram sugestões. O Centro-Oeste organizou sua regional nos dias 17 e 18 de agosto, em Campo Grande (MS). Uma conferência em que ficou patente o propósito dos Estados da Região de aumentarem seus percentuais nos orçamentos federais de CT&I, bem como a importância regional do agronegócio e da Embrapa. Na Conferência, foi sugerida a inclusão do Pantanal, além do Cerrado, com um dos objetivos estratégicos dos eixos de atuação do MCT. Recém chegado ao Ministério, em julho passado, não tive a oportunidade de participar das Conferências Regionais, à exceção da última. No entanto, a partir do trabalho da ABIPTI, com apoio do CGEE, pude valer-me deste volume para conhecer ainda melhor o que nelas se discutiu e as propostas apresentadas. Agrega este volume - juntamente com o material oriundo dos Seminários Preparatórios (CD, DVD, cinco volumes do Parcerias Estratégicas, cujo conteúdo também se encontra no portal do CGEE, https://www.cgee.org.br/cncti3/) - um rico subsídio à Conferência Nacional. Trata-se de importante e histórico registro da produção da inteligência científica e acadêmica das várias regiões do Brasil, cada vez mais dedicada ao uso da ciência, da tecnologia e da inovação que aqui se produz em prol do desenvolvimento do País.
Apreciação da chamada 2006 do programa de subvenção econômica à inovação-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2007Este trabalho apresenta os resultados finais do esforço de apreciação da 1ª Chamada Pública do Programa de Subvenção Econômica à Inovação, realizada em 2006, coordenado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para subsidiar a direção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com vistas a extrair lições e elaborar a chamada seguinte. Inicialmente, pode-se afirmar que a experiência do primeiro edital do programa de subvenção econômica modalidade de financiamento, em que a empresa recebe recursos não-reembolsáveis da União para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento trouxe resultados que vão além dos 148 projetos de empresas aprovados pela Finep, por se tratar de um instrumento de longo prazo, almejado pelas comunidades empresarial e de ciência, tecnologia e inovação. Entre algumas de suas conclusões, o estudo constatou, por exemplo, a necessidade de melhorar a definição dos principais critérios usados pelos técnicos e avaliadores da Finep nas próximas chamadas públicas. Baseados nos pressupostos da Lei da Inovação, a avaliação dos graus de risco tecnológico envolvido e de inovação das propostas devem ser explicitados como critérios objetivos, previstos no texto do edital. O trabalho comprovou também que a experiência prévia das empresas em pleitos de financiamentos predispõe a um maior sucesso na obtenção de recursos públicos. Outros aspectos levantados demonstram ainda o quanto pequenas e micro empresas aumentam suas chances no processo de seleção quando dispõem de sócios capitalistas, sejam eles fundos de investimento, grandes empresas ou empresários bem-sucedidos. E algumas surpresas trazidas à tona chegam a instigar a imaginação: uma delas é Santa Rita do Sapucaí (MG). A cidade sagrou-se uma das campeãs no edital de 2006 em demandas por subvenção em todo o País, superando outros pólos de inovação. Para se entender melhor o estudo do CGEE e do Núcleo de Estudos e Pesquisas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (NEPGênesis/ PUC-Rio), é importante lembrar que o edital de subvenção às empresas de 2006 foi lançado em 6 de setembro e encerrado em 24 de outubro de 2006; e o resultado foi divulgado em abril de 2007. A convocação foi feita prioritariamente aos interessados em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados aos setores estratégicos, considerados portadores de futuro segundo a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce). Os projetos que não se enquadravam nesses setores foram classificados como Temas Gerais e considerados também no processo de seleção das propostas. Concluído todo o processo do edital de 2006, 1.100 propostas foram encaminhadas por 941 empresas, sendo que algumas delas enviaram mais de uma proposta. No total, solicitaram R$ 2,2 bilhões em subvenções com um valor médio de R$ 1,7 milhão por solicitação ante os R$ 300 milhões efetivamente disponíveis pelo edital. Esses números indicam um bom resultado. Afinal, em um universo tão amplo, são comuns solicitações descabidas e infladas. Mas, em uma relação em que se extraem os 15% melhores, pressupõe-se uma depuração necessária, que valoriza um tipo particular de investimento público, não-reembolsável. A origem do estudo deu-se a partir da constatação pela Finep do grande esforço institucional envolvido no processo em função do volume dos recursos envolvidos e da mobilização de centenas de empresas de grande, médio, pequeno e micro portes. A experiência merecia uma análise mais detalhada a fim de nortear futuras ações. O estudo foi composto de duas partes. A primeira, conduzida pelo CGEE, consistiu de uma consulta feita às empresas participantes para mapear suas percepções e opiniões sobre o processo. A segunda, realizada para o CGEE e coordenada pelo NEP-Gênesis, compreendeu uma apreciação com base nas planilhas dos avaliadores do edital, seus argumentos para a classificação ou desclassificação das empresas candidatas e demais dados do processo. Essa fase do trabalho ocupou-se com questões relativas ao modelo proposto pelo edital, bem como à sua implementação pela Finep e a detalhes do perfil da demanda. O trabalho contou com a participação da equipe do NEP-Gênesis, liderada pelo professor José Antônio Pimenta-Bueno, da equipe técnica da Finep e de dois consultores convidados: Mauro Arruda e Roberto Vermulm.
2022_08_15_mcti_boletim_diario.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 15 de agosto de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-08-15ARTIGOS: CHAMADA PÚBLICA PREVÊ R$ 27 MILHÕES PARA PESQUISAS SOBRE COVID LONGA -- MCTI APRESENTA AÇÕES EM PROL DA CIÊNCIA BRASILEIRA NA ANTÁRTICA E OS IMPACTOS DAS PESQUISAS PARA O BRASIL -- PROJETO NACIONAL PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA TORNA CIDADES BRASILEIRAS MAIS INTELIGENTES -- TREINAMENTO EM ROTULAGEM AMBIENTAL TIPO I E ECONOMIA DE BAIXO CARBONO PARA O SETOR CAFEEIRO
2020_10_01_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 1º de outubro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-10-01ARTIGOS: EM ENTREVISTA À REVISTA COCRED MAIS, MINISTRO MARCOS PONTES FALA SOBRE AÇÕES DO MCTI PARA COMBATE À PANDEMIA -- REVISTA P2P & INOVAÇÃO PUBLICA EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE "A PANDEMIA POR COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES" -- DIRETORA DO INSA/MCTI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA REDE DE ICT´S PÚBLICAS DO NORDESTE -- AEB/MCTI REALIZA CURSO SOBRE GEOINTELIGÊNCIA PARA OFICIAIS DA ESIMEX -- NOTA À IMPRENSA SOBRE INCÊNDIO FLORESTAL OCORRIDO NO CAMPUS DO INPE/MCTI NA CIDADE DE CACHOEIRA PAULISTA -- PELA RESTAURAÇÃO DE UM SÍMBOLO DA CIÊNCIA BRASILEIRA. APOIE O MUSEU DE BIOLOGIA PROF. MELLO LEITÃO! -- AEB PROMOVE RODADAS DE NEGÓCIOS DURANTE 4º FÓRUM DA INDÚSTRIA ESPACIAL BRASILEIRA -- CIRCUITOS INTEGRADOS FOTÔNICOS DE SILÍCIO: PESQUISADOR DO CTI/MCTI PUBLICA ARTIGO NA PHOTONICS RESEARCH -- 1° DE OUTUBRO, ÀS 15H – INSA/MCTI REALIZARÁ MESA REDONDA ON-LINE SOBRE CONSERVAÇÃO DE RAÇAS CRIOULAS DE GALINHAS NO SEMIÁRIDO -- 5 DE OUTUBRO – ON/MCTI PARTICIPA DO MÊS NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕ -- VOCÊ SABIA Nº 13, 30/09/2020 - CORREG/MCTI
2022_09_01_mcti_boletim_diario.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 1º de setembro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-09-01ARTIGOS: MCTI PARTICIPA DA 10ª EDIÇÃO DO GREEN RIO / GREEN LATIN AMERICA – PLATAFORMA PARA NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E PESQUISA EM BIOECONOMIA E ECONOMIA -- FILME DE PESQUISADORA DO ON/MCTI CONCORRE AO PRÊMIO DE MELHOR DA CATEGORIA ‘WOMEN IN GEOSCIENCE’ DE FESTIVAL DA UNESCO -- NATUREZA, CIÊNCIA E REENCONTROS NO PARQUE DO MUSEU GOELDI/MCTI -- PRORROGADO PRAZO DE SUBMISSÃO DE CHAMADAS PÚBLICAS DO CNPq/MCTI
2020_10_22_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 22 de outubro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-10-22ARTIGOS: PRESIDENTE BOLSONARO INAUGURA 1ª ESTAÇÃO DE PESQUISA DO SIRIUS, O MAIOR ACELERADOR DE PARTÍCULAS BRASILEIRO -- MINISTRO DO MCTI E PRESIDENTE DA AEB ABREM O 4º FÓRUM DA INDÚSTRIA ESPACIAL BRASILEIRA -- MCTI E MINISTÉRIO DO TURISMO ASSINAM ACORDO PARA PROMOÇÃO DO TURISMO 4.0 -- COM ATUAÇÃO DO MCTI, MARCO LEGAL DAS STARTUPS CHEGA AO CONGRESSO NACIONAL -- CONSULTA PÚBLICA A ESTRATÉGIA NACIONAL DE INOVAÇÃO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DO MCTI -- MICROSOFT BRASIL SE UNE AO GOVERNO PARA PROJETOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL -- PALESTRA ABORDA ASPECTO INOVADOR SOBRE O CONCEITO MATA ATLÂNTICA -- SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES YOUTUBE.COM/ASCOMMCTI
2022_02_22_boletim_diario_mcti (1).pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 23 de fevereiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-02-23ARTIGOS: MISSÃO AMAZÔNIA: EDIÇÃO ESPECIAL TRAZ ENTREGAS DO GOVERNO FEDERAL E PROJETOS DO MCTI NA REGIÃO AMAZÔNICA -- SECRETÁRIO DO MCTI RECEBE PRESIDENTE-EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE INSUMOS FARMACÊUTICOS -- MINISTRO PARTICIPA DO PROGRAMA SEM CENSURA E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS EM CT&I -- MINISTÉRIO ARTICULA PARCERIA DA REDEVÍRUS MCTI COM PAÍSES AFRICANOS -- CNPq/MCTI DIVULGA RESULTADO DA CHAMADA CONJUNTA BRASIL-SUÉCIA DE PESQUISADORES VISITANTES -- BIOECONOMIA: CONHEÇA O CONCEITO DE ECONOMIA VERDE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL -- TECNOLOGIAS DIGITAIS: INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ MIGRA O MOODLE PARA A NUVEM DA RNP/MCTI E BENEFICIA 29 MIL ESTUDANTES -- RNP/MCTI E BENEFICIA 29 MIL ESTUDANTES -- CTI/MCTI PUBLICA LIVRO SOBRE METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS.
2021_06_24_boletim_diario_mcti (1).pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 24 junho de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-06-24ARTIGOS: NOVA TECNOLOGIA VAI POSSIBILITAR ESTERILIZAÇÃO DO AR CONTAMINADO EM UTIS -- CHAMADAS DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA CNPQ/MCTI JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS -- MINISTRO FALA SOBRE FERRAMENTAS DE INCENTIVO A CARREIRAS NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM LIVE DO CREA/SP -- MCTI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE CENTRO DE PESQUISA APLICADA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL -- CNPEM/MCTI ANUNCIA A ILUM, ESCOLA DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA COM PROPOSTA INOVADORA -- BRASIL CONQUISTA OURO NA OLIMPÍADA EUROPEIA DE INFORMÁTICA PARA GAROTAS -- ALUNA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO LNCC/MCTI É PREMIADA COM MELHOR DISSERTAÇÃO DE MESTRADO -- 25 DE JUNHO, ÀS 10H – ESTUDO DO MCTI EM PARCERIA COM CTCN DAS NAÇÕES UNIDAS IDENTIFICA OPORTUNIDADES DO PAÍS PARA ECONOMIA CIRCULAR -- 29 DE JUNHO, ÀS 16H - WEBCONFERÊNCIA DEBATE CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE AGRICULTORAS DO PARÁ
2020_11_26_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 26 de novembro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-11-26ARTIGOS: STARTUP POINT: LANÇADO PORTAL QUE UNIFICA INICIATIVAS DO GOVERNO DE APOIO ÀS STARTUPS -- FUNTTEL VAI INVESTIR VOLUME RECORDE DE RECURSOS EM PARCERIA COM FINEP/MCTI E BNDES -- MULHERES EM TICS: PROFISSIONAIS ENCORAJAM OUTRAS MULHERES A OCUPAREM SEUS ESPAÇOS EM TECNOLOGIA -- INCLUSÃO DE ECOSSISTEMAS DE ÁGUA DOCE NO PLANEJAMENTO DA CONSERVAÇÃO DUPLICA EFEITOS BENÉFICOS SOBRE A BIODIVERSIDADE AQUÁTICA -- FINEP/MCTI LANÇA PROGRAMA DESAFIO CIBERNÉTICO COM R$ 1 MILHÃO EM RECURSOS DE SUBVENÇÃO ECONÔMICA -- 26 E 27 DE NOVEMBRO, ÀS 9H – INPA/MCTI DE PORTAS ABERTAS EM PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AM -- 30 DE NOVEMBRO, ÀS 14H - MODELAGEM E ANÁLISE DE REDES: UMA TRAJETÓRIA PESSOAL RUMO À INTERDISCIPLINARIDADE EM TRÊS ATOS -- 2 DE DEZEMBRO – IBICT/MCTI – INSCREVA-SE PARA O WEBINAR CIÊNCIA ABERTA E A DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: PORTUGUÊS -- 14 E 15 DE DEZEMBRO – III ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO LNCC/MCTI -- VOCÊ SABIA Nº 21, 25/11/2020 - CORREG/MCTI
2020_08_31_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 31 de agosto de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-08-31ARTIGOS: MINISTRO DESTACA AÇÕES DO MCTI NOS #600DIASDEGOVERNO -- NA PANDEMIA, BOLSA INSTITUTO TIM-OBMEP AJUDA UNIVERSITÁRIOS -- MCTI/FINEP PROMOVE WEBINAR PARA ESTUDAR IMPACTOS DA COVID NA C,T&I -- ACORDO ENTRE RNP/MCTI E CNJ AMPLIARÁ SERVIÇOS DIGITAIS EM BENEFÍCIO DO BRASIL -- PARA APOIAR EMPREENDEDORES, MCTI LANÇA 2ª ETAPA DO PROGRAMA CENTELHA -- AEB/MCTI PASSA A INTEGRAR O GRUPO INTERNACIONAL DE COORDENAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO (ISECG) -- FINEP/MCTI - EMPRESA GAÚCHA SE DESTACA AO UTILIZAR BIOTECNOLOGIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA CONTROLE DE PRAGAS AGRÍCOLAS -- 31 DE AGOSTO E 1º DE SETEMBRO, ÀS 14H - IPEN/CNEN/MCTI REALIZA WEBINÁRIOS SOBRE SEUS 60 ANOS DE ATIVIDADES NA ÁREA DO CICLO DO COMBUSTÍVEL NUCLEAR -- 2 DE SETEMBRO, 7H - EVENTO START-UPS GOING INTERNATIONAL APROXIMA EMPRESAS A POTENCIAIS PARCEIROS DA UNIÃO EUROPEIA E DO MUNDO -- 2 A 4 DE SETEMBRO – IBICT/MCTI OFERECE CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA VOLTADO PARA PUBLICAÇÕES DE ALTO IMPACTO
O Brasil na nova geografia da ciência e inovação global :textos para discussão : documento preliminar-Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2010Título retirado da capa. Documento apresentado na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Sessão Plenária 6: O Brasil no Mundo
CI Brasil : caderno informativo-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)2011Este Caderno Informativo tem como objetivo apresentar as principais ações empreendidas pelo programa CI-Brasil criado pela conjuntamente pela Comitê da Área de TI (CATI) e a Secretaria de Política de Informática (SEPIN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2005, com o objetivo de contribuir na criação e organização do ecossistema de microeletrônica brasileiro.
Desenvolvimento de um indicador composto de impacto de inovação na economia: Comissão Europeia: relátorio final-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2014O objetivo do projeto foi o desenvolvimento de um indicador de impacto da inovação na economia brasileira, a partir da experiência do "Innovation Headline Indicator", proposto pela Comissão Europeia. A produção científica, a formação de mestres e doutores e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) têm crescido de maneira significativa ao longo dos últimos muitos anos no Brasil. Há, no entanto, um consenso entre formuladores de política, economistas, cientistas e empresários que aponta para o fato de o processo de inovação propriamente dito não estar avançando da mesma forma no País. É interessante notar a esse respeito, contudo, que a primeira afirmação está solidamente fundamentada ou medida por indicadores consolidados e amplamente aceitos, enquanto o mesmo não pode ser dito a respeito da segunda afirmação, apesar da enorme contribuição prestada nesse sentido pelas pesquisas de inovação realizadas pelo IBGE desde o ano de 2000. Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para o preenchimento dessa lacuna. Ele é parte do esforço de desenvolvimento de um indicador de resultado do processo de inovação que tem a ambição de vir a ter papel similar ou complementar àquele hoje desempenhado pelos consagrados indicadores de insumo, em especial, pelos indicadores de P&D. Um candidato a preencher essa lacuna, um indicador recentemente proposto pela Comissão Europeia, foi avaliado e analisado com a expectativa do possível desenvolvimento de novos indicadores com essa finalidade. Este relatório sintetiza os resultados do Projeto e está divido em dois capítulos. O primeiro apresenta e analisa o novo indicador proposto pela Comissão Europeia e sua estimativa para o Brasil. Seu principal objetivo foi o de replicar ou computar para o Brasil os valores do novo indicador de inovação lançado em setembro de 2013 pela Comissão Europeia (European Commission 2013a; 2013b e 2013c). Nele se descreve de maneira precisa a metodologia e se indicam as fontes de dados utilizadas para o cálculo do citado indicador, assim como se apresentam e comparam os resultados da estimativa dos valores desse indicador e de seus componentes para o Brasil e outros países. O segundo capítulo apresenta as alternativas ao novo indicador e sua estimativa para o Brasil com a construção de uma nova família de indicadores, que se aproxima significativamente dos objetivos que motivaram originalmente a proposta da Comissão Europeia.
Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro: volume 1: as mudanças mundiais em curso e seus impactos sobre as perspectivas de desenvolvimento do Brasil-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2013Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI surgiu da ideia de se constituir um centro de excelência direcionado a dois propósitos principais: o estudo sistemático e avançado, a partir de uma perspectiva estratégica e transdisciplinar, das questões estruturais, oportunidades e opções de desenvolvimento do Brasil, no marco dos desafios postos atualmente pela crise dos modelos econômicos tradicionais e pela nova configuração da economia internacional; e a elevação da capacidade técnica e institucional do Estado brasileiro para planejar e coordenar o processo de desenvolvimento nacional, mediante a formação e capacitação de quadros, com alto padrão de qualificação e em diversos níveis profissionais e acadêmicos, para a formulação, direção e gestão estratégica das políticas públicas. Essa ideia nasceu durante a gestão de Aloizio Mercadante no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no ano de 2011. Impulsionada pelo ministro, foi rapidamente abraçada por professores e pesquisadores dos institutos de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e incorporada anualmente ao programa de atividades do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) através de seu Contrato de Gestão supervisionado pelo MCTI. Durante a fase preparatória, desenvolvida ao longo de 2012 e 2013, foram consolidadas as relações com os institutos de economia da UFRJ e da UNICAMP e com a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e foram realizadas várias atividades de pesquisa, debates e disseminação de informações. Além disso, avançou-se no desenho das atividades iniciais de formação e capacitação de quadros e, no segundo semestre de 2013, materializou-se a primeira etapa do processo de institucionalização do Centro, com a formação de uma associação civil e a implantação de seus correspondentes órgãos de governança. Os trabalhos que ora temos a satisfação de apresentar, nos Volumes I, II e III, como parte do apoio prestado pelo CGEE a esse esforço de construção do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, são contribuições originais sobre alguns dos principais componentes da problemática do desenvolvimento brasileiro nesse início de século e resultam dos trabalhos de pesquisa realizados por especialistas e parceiros do Centro ao longo dessa fase preparatória. As publicações sintetizam, ainda, os principais debates ocorridos nos seminários e nas oficinas técnicas ocorridos no período.
Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro: volume 2 : as fronteiras do conhecimento e da inovação: oportunidades, restrições e alternativas estratégicas para o Brasil-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2013Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI surgiu da ideia de se constituir um centro de excelência direcionado a dois propósitos principais: o estudo sistemático e avançado, a partir de uma perspectiva estratégica e transdisciplinar, das questões estruturais, oportunidades e opções de desenvolvimento do Brasil, no marco dos desafios postos atualmente pela crise dos modelos econômicos tradicionais e pela nova configuração da economia internacional; e a elevação da capacidade técnica e institucional do Estado brasileiro para planejar e coordenar o processo de desenvolvimento nacional, mediante a formação e capacitação de quadros, com alto padrão de qualificação e em diversos níveis profissionais e acadêmicos, para a formulação, direção e gestão estratégica das políticas públicas. Essa ideia nasceu durante a gestão de Aloizio Mercadante no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no ano de 2011. Impulsionada pelo ministro, foi rapidamente abraçada por professores e pesquisadores dos institutos de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e incorporada anualmente ao programa de atividades do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) através de seu Contrato de Gestão supervisionado pelo MCTI. Durante a fase preparatória, desenvolvida ao longo de 2012 e 2013, foram consolidadas as relações com os institutos de economia da UFRJ e da UNICAMP e com a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e foram realizadas várias atividades de pesquisa, debates e disseminação de informações. Além disso, avançou-se no desenho das atividades iniciais de formação e capacitação de quadros e, no segundo semestre de 2013, materializou-se a primeira etapa do processo de institucionalização do Centro, com a formação de uma associação civil e a implantação de seus correspondentes órgãos de governança. Os trabalhos que ora temos a satisfação de apresentar, nos Volumes I, II e III, como parte do apoio prestado pelo CGEE a esse esforço de construção do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, são contribuições originais sobre alguns dos principais componentes da problemática do desenvolvimento brasileiro nesse início de século e resultam dos trabalhos de pesquisa realizados por especialistas e parceiros do Centro ao longo dessa fase preparatória. As publicações sintetizam, ainda, os principais debates ocorridos nos seminários e nas oficinas técnicas ocorridos no período.
Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro: volume 3 : Brasil, América Latina e África: convergências geopolíticas e estratégias de integração-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2013Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI surgiu da ideia de se constituir um centro de excelência direcionado a dois propósitos principais: o estudo sistemático e avançado, a partir de uma perspectiva estratégica e transdisciplinar, das questões estruturais, oportunidades e opções de desenvolvimento do Brasil, no marco dos desafios postos atualmente pela crise dos modelos econômicos tradicionais e pela nova configuração da economia internacional; e a elevação da capacidade técnica e institucional do Estado brasileiro para planejar e coordenar o processo de desenvolvimento nacional, mediante a formação e capacitação de quadros, com alto padrão de qualificação e em diversos níveis profissionais e acadêmicos, para a formulação, direção e gestão estratégica das políticas públicas. Essa ideia nasceu durante a gestão de Aloizio Mercadante no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no ano de 2011. Impulsionada pelo ministro, foi rapidamente abraçada por professores e pesquisadores dos institutos de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e incorporada anualmente ao programa de atividades do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) através de seu Contrato de Gestão supervisionado pelo MCTI. Durante a fase preparatória, desenvolvida ao longo de 2012 e 2013, foram consolidadas as relações com os institutos de economia da UFRJ e da UNICAMP e com a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e foram realizadas várias atividades de pesquisa, debates e disseminação de informações. Além disso, avançou-se no desenho das atividades iniciais de formação e capacitação de quadros e, no segundo semestre de 2013, materializou-se a primeira etapa do processo de institucionalização do Centro, com a formação de uma associação civil e a implantação de seus correspondentes órgãos de governança. Os trabalhos que ora temos a satisfação de apresentar, nos Volumes I, II e III, como parte do apoio prestado pelo CGEE a esse esforço de construção do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, são contribuições originais sobre alguns dos principais componentes da problemática do desenvolvimento brasileiro nesse início de século e resultam dos trabalhos de pesquisa realizados por especialistas e parceiros do Centro ao longo dessa fase preparatória. As publicações sintetizam, ainda, os principais debates ocorridos nos seminários e nas oficinas técnicas ocorridos no período.
Manual de Oslo [Recurso Eletrônico] : proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica-Financiadora de Estudos e Projetos (Brasil) (FINEP)2004O desenvolvimento tecnológico e a inovação são cruciais para o crescimento da produtividade e do emprego. A necessidade de obter um melhor entendimento dos mecanismos que propiciam ou prejudicam o processo de inovação levou a importantes avanços durante a década de 1980, tanto no nível teórico, quanto no empírico. Foi neste trabalho que se basearam, em geral, as políticas de inovação da maioria dos países da OCDE. No entanto, os dados qualitativos e quantitativos necessários para o desenho e a avaliação dessas políticas eram, ou excessivamente fragmentários, ou limitados, na melhor das hipóteses, devido à falta de metodologias confiáveis e padronizadas internacionalmente que permitissem medir a inovação e as atividades de inovação das empresas. A primeira versão do Manual de Oslo atendeu às necessidades de coordenação que haviam sido identificadas por várias iniciativas nacionais no campo das pesquisas sobre inovação. O Manual, que pretendia servir como orientação para coleta de dados sobre inovação tecnológica, foi elaborado no início da década de 1990 em cooperação com o Nordic Industrial Fund (Fundo Industrial Nórdico) em resposta às recomendações feitas pelo National Experts on Science and Technology - NESTI (Grupo de Especialistas Nacionais em Ciência e Tecnologia) da OCDE. A primeira edição logo começou a ser adotada como referência para aferição das atividades de inovação na indústria da maioria dos Países-Membros, notadamente na Community Innovation Survey - CIS (Pesquisa de Inovações na Comunidade) da Comissão Européia, que então foi adotada por diversos países membros da União Européia. A tradução do Manual em vários idiomas (inclusive chinês, espanhol e húngaro) permitiu que se realizasse um grande número de pesquisas baseadas em conceitos padronizados (particularmente no Chile, na China, na Federação Russa e na Hungria). Desde a publicação da primeira edição em 1992 [OCED/GD(92)26] houve importantes progressos em direção a um melhor entendimento do processo de inovação. Tal progresso foi possível, principalmente, graças à aplicação das descobertas das pesquisas iniciais baseadas nas diretrizes apresentadas na primeira versão do Manual e no sistema de normas gerais internacionais de estatística a que ele se refere. Contudo, o uso desses resultados de pesquisa, aliado a uma maior conscientização quanto ao papel que os governos podem desempenhar na promoção da inovação em toda a economia, revelou certas deficiências no Manual de Oslo, demonstrando a necessidade de sua ampliação e revisão. O esforço despendido na nova versão do Manual visou suprir essa necessidade. Esta segunda edição utiliza a estrutura original de conceitos, definições e metodologia, atualizando-a, incluindo definições mais precisas, instruções mais abrangentes de uso e uma visão panorâmica - nos Anexos - de outros métodos experimentais e aferições complementares (outros métodos de coleta de dados, dados de inovações não-tecnológicas). Trata, também, da aferição das atividades de inovação em uma gama mais ampla de empresas, o que tornou necessário adaptar todas as definições e perguntas às características das indústrias de serviços. Por último, a presente edição baseia-se nas versões mais recentes das classificações estatísticas pertinentes, em particular aquelas publicadas pelas Nações Unidas, levando em consideração a versão revisada do System of National Accounts - SNA [Sistema de Contas Nacionais], (publicado pelo Banco Mundial et al., 1994). Elaborado sob a égide conjunta da OCDE e da Comissão Européia, este Manual foi redigido para e por especialistas de cerca de 30 países que coletam e analisam dados sobre inovação. Para se chegar ao consenso, foi às vezes necessário fazer acordos e concessões e estabelecer convenções. Apesar disto, este Manual apresenta um conjunto substancial de diretrizes que pode ser usado para desenvolver indicadores comparáveis de inovação nos países da OCDE, examinando simultaneamente os problemas de metodologia e interpretação que podem ser encontrados no uso desses indicadores. Dois são os objetivos deste Manual: fornecer uma estrutura dentro da qual as pesquisas existentes possam evoluir em direção à comparabilidade e ajudar os recémchegados a este importante campo. Em alguns aspectos, o desenvolvimento desta metodologia ainda está em fase experimental. Em conseqüência, é possível que, uma vez testado na nova rodada de pesquisas sobre inovação, o Manual tenha de ser revisado dentro de poucos anos. O Manual de Oslo faz parte de uma série de manuais metodológicos da OCDE conhecida como a "Família Frascati" de manuais, dois dos quais foram elaborados e publicados em cooperação com a Comunidade Européia (DG XI e Eurostat). Esta família compreende manuais sobre os seguintes assuntos: P&D (Manual Frascati), o balanço de pagamentos de tecnologia e estatísticas de inovação [Manual de Oslo; OCED/ EC (Eurostat)], o uso de estatísticas sobre patentes como indicadores de ciência e tecnologia (Patent Manual - Manual de Patentes) e recursos humanos dedicados às ciência e tecnologia [Manual Camberra; OCED/EC (DG XII e Eurostat)]. O sucesso desses manuais pode ser atribuído, em grande parte, ao fato de que, apesar das limitações e imperfeições dos dados e modelos teóricos que contém, eles ainda assim, provaram ser de grande utilidade, tanto para os analistas, como para os formuladores de políticas. Sem estes manuais, seria impossível obter dados estatísticos que pudessem ser comparados em nível internacional. Tais dados são um pré-requisito para o desenho, monitoração e avaliação de políticas voltadas para a promoção da inovação tecnológica, particularmente em nível da Europa, onde o processo de integração econômica gerou uma necessidade sempre crescente de dados internacionalmente comparáveis. Várias equipes de especialistas do grupo NESTI ajudaram a preparar esta segunda edição do Manual de Oslo. Devemos agradecimentos especiais aos especialistas da Alemanha, Austrália, Canadá, Finlândia, Itália e Nova Zelândia por suas contribuições à minuta da versão final, que foi redigida com a participação ativa do Eurostat e da Secretaria da OCDE. Este trabalho é publicado sob a responsabilidade do Secretário- Geral da OCDE.
Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação-Financiadora de Estudos e Projetos (Brasil) (FINEP)2005A capacidade de determinar a escala das atividades inovadoras, as características das empresas inovadoras e os fatores internos e sistêmicos que podem influenciar a inovação é um pré-requisito para o desenvolvimento e análise de políticas que visem incentivar a inovação tecnológica. O Manual de Oslo é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria. Esta segunda edição foi atualizada para incorporar o progresso feito na compreensão do processo inovador, a experiência adquirida com a rodada anterior de pesquisas sobre inovação, a ampliação do campo de investigação a outros setores da indústria e as últimas revisões das normas internacionais de classificação.
2016_hideraldo_almeida_dissertacao.pdf.jpgPolítica pública de parques tecnológicos no Brasil: um modelo para avaliação de programaAlmeida, Hideraldo Luiz de-2016-07Parques Tecnológicos são mecanismos do processo de inovação tecnológica idealizados para promover o desenvolvimento de empresas a partir de ideias e tecnologias geradas em instituições de ensino e pesquisa. Para avançar o aperfeiçoamento destes instrumentos este estudo propõe um modelo para avaliação do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI). A partir da revisão da literatura, apresentando o conceito de inovação, o que são e o que se espera das Empresas de Base Tecnológicas (EBTs), e o que vem a ser um parque tecnológico, as vezes chamados de parque de negócios, parque de pesquisa, centro de inovação. São apresentadas ferramentas para avaliar a eficiência e o impacto dos parques tecnológicos, e construídos indicadores que possibilitem melhorar o desenho do PNI e medir a efetividade desse instrumento, em especial, o seu impacto sobre geração de transferência de conhecimento e tecnologia entre as instituições de ciência e tecnologia e o setor empresarial e a consequente transformações desse conhecimento em inovação tecnológica. A modelo é construída a partir das respostas as questões específicas que avaliam a políticas pública em quatro dimensões: 1. A alocação ótima dos recursos (realizada no âmbito dos agentes do Governo Federal); 2. A eficácia, eficiência e efetividade na gestão dos recursos (realizada no nível da gestão dos parques tecnológicos); 3. O impacto do programa (avaliado a partir dos resultados das EBTs residentes nos parques tecnológicos); e 4. O aperfeiçoamento da política nacional de apoio aos parques tecnológicos.