Browsing by Author Meneghel, Stela Maria


or enter first few letters:  
Showing results 1 to 3 of 3
PreviewTitleAuthor(s)???itemlist.dc.contributor.author1???Issue Date???itemlist.dc.description.resumo???
Cooperação em ciência e tecnologia no Mercosul : Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile : Brasil : estudo de caso do estado de Santa CatarinaMeneghel, Stela MariaBrasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)1997O estado de Santa Catarina tem lugar de destaque no processo de integração económica ao Mercosul devido a vários fatores: proximidade geográfica, intensivo intercâmbio comercial com os países do bloco, afinidades sócio culturais, entre outros. Além disso, o governo estadual vem tomando várias iniciativas no sentido de promover Santa Catarina no âmbito do Mercosul.
Estudo "cooperação científica e tecnológica em zonas fronteiriças no Mercosul" informe sobre o CODESUL/BrasilMeneghel, Stela MariaBrasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)1998O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) foi criado, em 15 de junho de 1961, pelos governadores dos Estados da região sul do Brasil com a finalidade de resolver problemas de caráter regional. No mesmo dia, visando a uma ação integrada entre as entidades, foi criado o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a fim de atrair investimentos para a região. Ambos buscavam impulsionar a economia do extremo Sul: um através do levantamento e equacionamento das necessidades dos Estados, abrindo terreno para o entrosamento entre os planos regionais, estaduais e nacionais; o outro pelo financiamento de projetos que alavancassem o desenvolvimento regional.
Estudo "cooperação científica e tecnológica em zonas fronteiriças no Mercosul": informe final BrasilPaulino, Sónia ReginaBrasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)1998Este relatório procura identificar o perfil da cooperação em C&T nas áreas de fronteira do Mercosul. Para o estudo de caso do Estado do Rio Grande do Sul, são abordados setores empresariais e instituições/organismos governamentais. Verifica-se um significativo leque de iniciativas que inclui atividades de cooperação em andamento, atividades que podem contribuir para a identificação de oportunidades a fim de estabelecer cooperação, e ações de cooperação técnica entre organismos governamentais importantes na explicitação dos temas/áreas a serem priorizados na agenda de cooperação voltada para a integração e o desenvolvimento de regiões fronteiriças.