Browsing by Subject Recursos humanos


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2022_03_07_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 07 de março de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-03-07ARTIGOS: MCTI E OMS ASSINAM ACORDO PARA COOPERAÇÃO MÚTUA EM TEMAS RELEVANTES PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE -- BIOECONOMIA: SIMPÓSIO REVELA AVANÇOS CIENTÍFICOS E DEMONSTRA POTENCIAL ECONÔMICO DO ÓLEO DO LICURI -- CNPq E MCTI DIVULGAM NOVOS PROJETOS APROVADOS PELA CHAMADA RECURSOS HUMANOS EM CNPq E MCTI DIVULGAM ÁREAS ESTRATÉGICAS 2021 -- PROJETO CONECTARÁ ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BRASIL ADENTRO -- FINEP/MCTI E FAPESC APOIAM STARTUP CATARINENSE NO USO DE NANOPARTÍCULAS DE OURO EM PRODUTO INOVADOR NA ÁREA AGRÍCOLA -- LANÇAMENTO DO HUB DE INOVAÇÃO EM ENERGIA, PARCERIA DA CHESF COM INSA/MCTI E PAQTCPB -- UNIDADES DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES NO RIO DE JANEIRO ENVIAM AJUDA HUMANITÁRIA A PETRÓPOLIS -- IMPERDÍVEL: 7 DE MARÇO, ÀS 20H30 - BATE-PAPO ASTRONÔMICO COM DR. PATRICK MILLER -- 10 DE MARÇO - IBICT/MCTI PARTICIPA DE EVENTOS COMEMORATIVOS PELO MÊS DA BIBLIOTECÁRIA E DO BIBLIOTECÁRIO.
2022_08_08_mcti_boletim_diario.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 08 de agosto de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-08-08ARTIGOS: CHAMADA INVESTE EM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA AMBIENTES DE ALTO NÍVEL DE CONTENÇÃO BIOLÓGICA -- MCTI E CNPq PUBLICAM CHAMADA PÚBLICA DE R$31 MILHÕES PARA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA -- MCTI E CNPq ABREM CHAMADAS PARA O INOVA GRAFENO E INOVA NIÓBIO -- PARA COMEMORAR O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA, MAST/MCTI ABRE EXPOSIÇÃO UM MAPA PARA A REPÚBLICA
2022_05_17_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 17 de maio de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-05-17ARTIGOS:WEBINÁRIO ORGANIZADO PELO MCTI DEBATE IMPORTÂNCIA DA FOTÔNICA PARA O PAÍS -- MINISTRO RECEBE REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA E DEBATE CRIAÇÃO DE REDE DE PESQUISA -- STARTUP AEROESPACIAL APRESENTA AO MCTI PROJETO DE DRONE INOVADOR -- EM SEMINÁRIO SOBRE FINANCIAMENTO À PESQUISA NO BRASIL, MCTI DETALHA PROPOSTAS APROVADAS PELO FNDCT -- MINISTRO PROFERIU PALESTRA PARA COMERCIANTES E PROFISSIONAIS LIBERAIS EM ÁGUAS DE LINDÓIA (SP) -- CNPq/MCTI: ESTUDO COMPROVA QUE PROTEÇÃO DE RECIFES DE CORAL GARANTE SOBREVIVÊNCIA DE ESPÉCIES DE INTERESSE PESQUEIRO -- AEB/MCTI ASSINA ACORDO COM UFMT PARA AÇÕES NO SETOR AGROAMBIENTAL -- 17 DE MAIO - 3º WEBINAR DA REDE CARINIANA & DATAVERSE -- 17 DE MAIO – A PARTIR DAS 13H30 – EVENTO FINEP ORIENTA.
2022_07_28_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 28 de julho de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-07-28ARTIGOS: MCTI ANUNCIA NOVAS CHAMADAS E SUPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS PARA AÇÕES DO CNPq/MCTI -- MINISTRO DO MCTI DESTACA PARCERIA ENTRE INSTITUIÇÕES PARA APOIAR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E STARTUPS -- MCTI DEBATE MERCADO DE MINERAÇÃO E ENERGIA EM WORKSHOP DO MME -- DEBATE NA 74ª SBPC APONTA CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE INOVAÇÃO NO BRASIL
Formação de recursos humanos em áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2010O objetivo deste estudo é contribuir para uma nova agenda de formação de recursos humanos, numa perspectiva de curto e médio prazo, em especial nas áreas que são mais estratégicas para consolidar a posição brasileira num cenário internacional inovador e altamente competitivo. Para a elaboração desta ação, o CGEE buscou trabalhar na direção dos seguintes setores produtivos: Siderurgia, Construção Civil, Cosméticos, Equipamento Médico-Hospitalar e Odontológico, Móveis, Têxtil e Confecções, Plásticos, Couro e Calçados, Automotivo e Aeronáutico. As tecnologias portadoras de futuro, Nanotecnologia e Biotecnologia, Tecnologia de Informação e Comunicação, Engenharia e Energia também foram analisadas. Dentro desse escopo, o estudo mostrou que novos arranjos institucionais começam a emergir, os atores se organizam para assegurar a formação de profissionais, e que as políticas públicas para a área educacional vêm apresentando novas diretrizes. Entretanto, são enormes os desafios que estão sendo superados. Maiores ainda os que ainda precisam ser enfrentados. A organização do nosso sistema escolar, a par de novas orientações em todos os níveis de ensino, permanece atrelada a fundamentos ideológicos e pedagógicos que não dão conta das exigências de mercado de trabalho cada vez mais diversificado e tecnologicamente sofisticado. Mesmo os sistemas considerados promissores e estabelecidos em paradigmas gestados no processo de modernização da indústria brasileira, como aqueles do "Sistema S", estão reexaminando seus modelos, currículos e ferramentas de ensino sob o risco de serem superados por iniciativas de segmentos econômicos de maior eficiência e demanda de talentos. A própria universidade, instituição secular de grande resistência a mudanças, vem sofrendo alterações na forma de organizar o ensino e na definição de seus objetivos, abrindo espaços à cooperação com parceiros antes vistos como perigosos para sua "autonomia". Do lado empresarial acirra-se a crítica sobre a adequabilidade dos egressos do ensino superior aos requerimentos dos novos postos de trabalho.
Mestres 2012: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2012Motivados pela iniciativa bem sucedida, a presente publicação é o resultado do estudo sobre os mestres titulados no Brasil, desenvolvido em moldes semelhantes ao do estudo sobre os doutores. É apresentado um amplo conjunto de estatísticas sobre os programas, a formação e o emprego dos mestres, gerado a partir do cruzamento das bases de dados do ColetaCapes - 1996-2009 (Capes/ MEC) e da RAIS 2009 (MTE). Outra vertente do trabalho explorou a excepcional oportunidade de analisar os dados do Censo Demográfico 2010, recém publicado pelo IBGE. Essa rodada, diferentemente do Censo Demográfico 2000, trouxe dados separados de mestres e doutores, o que permitiu analisar essa pequena parcela da população com riqueza de detalhes, estabelecer comparações com os egressos do sistema de formação no país, além de permitir a comparação dessa parcela com o restante da população. Por fim, cabe realçar o intuito do CGEE em empreender esforços contínuos de gerar dados estatísticos e análises sobre os recursos humanos para ciência tecnologia e inovação, bem como aperfeiçoar a disponibilização destes dados, com vistas a estimular seu uso tanto como subsídio à elaboração e aperfeiçoamento das políticas, quanto em pesquisas no tema. Para tal, os dados deste livro, como já feito com aquele sobre os doutores, ficam disponibilizados na página do Centro na internet, em formato acessível de tabelas e gráficos. Acreditamos que a geração contínua e sistemática de dados e estatísticas de CT&I constitui-se em uma fundamental contribuição para o aperfeiçoamento das políticas do setor, e sua realização só é possível com a colaboração das diversas instituições envolvidas. Nesse sentido, agradecemos a todos os nossos parceiros, e em especial agora, à Capes/MEC e à Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho do MTE, pelo fornecimento das bases de dados e permanente cooperação técnica, bem como ao IBGE, pelos microdados do Censo 2010.