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Apoio à criação de uma instituição de ensino superior indígena-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2014Este trabalho aborda o processo de apoio à elaboração de uma proposta de conteúdo programático para o Instituto e a do "projeto" de constituição de uma OS, conforme disposto na Lei 9.637/98. O Projeto Político Pedagógico (PPP) aqui apresentado indica os fundamentos e os procedimentos relativos à organização do Programa de Formação Avançada Indígena, a realizar-se no âmbito do Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro, resultado de um longo processo de consulta, reuniões, seminários, oficinas e sistematização das discussões ao longo de cinco anos. No Projeto Político Pedagógico estão contemplados os itens da proposta da Foirn/ISA, além das contribuições coletivas decorrentes das discussões realizadas na oficina em São Gabriel da Cachoeira (SGC) no Amazonas (AM), em especial as do Grupo de Trabalho (GT) que tratou do Projeto Político Pedagógico (PPP) apresentado pela Foirn/ISA com os apontamentos decorrentes da análise feita, com o objetivo de identificar alguns desafios necessários para a viabilização do Programa de Formação Avançada Indígena (PFAI). O projeto "Definição, Modelagem e Análise de Viabilidade Econômico-financeira do modelo Jurídico Institucional para o Instituto dos Conhecimentos Indígenas e Pesquisa do Rio Negro" tem por objetivo a construção de subsídios que configurem uma proposta de estrutura organizacional para uma instituição de ensino superior. Dentre as premissas do referido projeto encontram-se: a gestão indígena com autonomia (dentro dos parâmetros do marco legal vigente), a participação da comunidade indígena no processo decisório e a assistência e disseminação dos conhecimentos e cultura indígenas próprios. Este documento corresponde ao resultado final do projeto e sumariza suas principais etapas e resultantes, sinalizando o diálogo, a participação e a coletividade envolvidos na construção dos resultados produzidos.
2020_08_06_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 06 de agosto de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-08-06ARTIGOS: PARCERIA EMBRAPII/MCTI E BNDES VAI FINANCIAR R$ 20 MILHÕES EM SOLUÇÕES DE COMBATE, TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA COVID-19 -- REDEVÍRUS MCTI APOIA A PRODUÇÃO NACIONAL DE VACINAS CONTRA A COVID-19 -- IF BAIANO CRIA PLATAFORMA QUE MELHORA O ATENDIMENTO A PACIENTES SURDOS -- CORREGEDORIA DO MINISTÉRIO CONCLUI O SEMESTRE COM 333 SERVIDORES CAPACITADOS -- OFICINA DE FOMENTO À INOVAÇÃO É PROMOVIDA PELO MCTI -- PROGRAMA CENTELHA CHEGA A 15 MIL INSCRITOS -- CIENTISTAS DIVULGAM RELATÓRIO PREVENDO ALTO RISCO DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS NAS ÁREAS PROTEGIDAS DA AMÉRICA DO SUL -- NÚCLEO DO INPA/MCTI EM RORAIMA INSTALA EQUIPAMENTO PARA MONITORAR QUALIDADE DO AR EM BOA VISTA -- A AMÉRICA FOI DESCOBERTA MUITAS VEZES, DIZ DIRETOR DO IMPA/MCTI -- 6 DE AGOSTO, ÀS 10H30 - WEBINAR MOSTRA COMO NOVA VERSÃO DO COMPRASNET PODE CONTRIBUIR PARA LICITAÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS -- ATÉ 7 DE AGOSTO – PROGRAMA NAGI DIGITAL PRORROGA INSCRIÇÕES -- 13 DE AGOSTO, ÀS 14H - MINICURSO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO MUSEU GOELDI -- ATÉ 14 DE AGOSTO – ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTRONOMIA DO OBSERVATÓRIO NACIONAL
2021_07_08_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 08 de Julho de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-07-08ARTIGOS: MCTI PARTICIPA DE MESA REDONDA INTERNACIONAL SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E CIBERSEGURANÇA -- PRIMEIRA-DAMA RECEBE DOAÇÕES DE AGASALHOS DO MCTI PARA A CAMPANHA DO PÁTRIA VOLUNTÁRIA -- NÚMERO DE DIAS COM ALTAS TEMPERATURAS NO BRASIL AUMENTOU 30% E PADRÕES REGIONAIS DE CHUVA SOFRERAM ALTERAÇÕES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS -- OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO SERTÃO DE ITAPARICA E PESQUISADORES DO ON/MCTI SÃO HOMENAGEADOS DANDO NOME A ASTEROIDES -- MINISTRO PARTICIPA DE LIVE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO -- EMBRAPII/MCTI AMPLIA REDE DE INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS -- ATÉ 14 DE JULHO – INSCRIÇÕES ABERTAS AO CURSO ‘DESCOBRINDO A TERRA’ -- ATÉ 9 DE SETEMBRO – IBICT/MCTI ABRE INSCRIÇÕES PARA OS PRÊMIOS SAMUEL BENCHIMOL E BANCO DA AMAZÔNIA DE EMPREENDEDORISMO CONSCIENTE -- A PARTIR DE 21 DE JULHO – ENCONTRO ACADÊMICO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL (EAMC) ABRE CHAMADA DE TRABALHOS PARA SUA DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO
2022_10_27_mcti_boletim_diario.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 27 de outubro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-10-27Artigos: EM BUENOS AIRES, MCTI APRESENTA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA COM CIDADES SUSTENTÁVEIS -- ESPECIALISTAS SE REÚNEM NO MUSEU GOELDI/MCTI E DEBATEM A RIQUEZA DAS COLEÇÕES CIENTÍFICAS -- RNP/MCTI OFERECE CURSO GRATUITO PARA CAPACITAR PROFISSIONAIS NA ÁREA DE SAÚDE DIGITAL -- 27 DE OUTUBRO, ÀS 15H – BURACO NEGRO ADORMECIDO É TEMA DE SEMINÁRIO
2021_03_31_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 31 de março de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-03-31ARTIGOS: MCTI ALINHA AÇÕES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES COM SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS -- COMITÊ INTERMINISTERIAL DISCUTE PROPOSTA PARA O PLANO NACIONAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA -- CBPF/MCTI ENTREVISTA FÍSICA EXPERIMENTAL E PÓS-DOC CYNTHIA MEDRANO -- EM LIVE COMEMORATIVA, MINISTRO CONTA DETALHES SOBRE A MISSÃO CENTENÁRIO -- AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA ARTICULA PARCERIAS VOLTADAS PARA ALCÂNTARA (MA) -- PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO DO IMPA/MCTI ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS -- CNEN/MCTI PUBLICA GUIA PARA O LICENCIAMENTO DE INSTALAÇÕES RADIATIVAS NA PRÁTICA MEDIDORES NUCLEARES -- TREINAMENTO APRESENTA EEN PARA UNIDADES DE PESQUISA EMBRAPII -- 11 A 17 DE ABRIL - EVENTO PÕE FOCO NA PROGRAMAÇÃO CRIATIVA NO BRASIL -- 31 DE MARÇO, 18H - INPA/MCTI REALIZA A LIVE "PEDAGOGIA TRANSFORMADORA COMO FERRAMENTA DA TECNOLOGIA SOCIAL" -- ATÉ 18 DE ABRIL - RNP/MCTI LANÇA CHAMADA PARA PROGRAMA DE GESTÃO DE IDENTIDADE 2021
2021_01_20_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBotetim diário MCTI de 20 de Janeiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-01-20Artigos: Lei de TICs: decreto presidencial facilita o incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação -- Ministro Marcos Pontes e ministra da agricultura, Teresa Cristina, discutem iniciativas na área de metereologia -- Ministro recebe startup brasileira vencedora de prêmio internacional com App para pessoas com autismo -- Bate-papo C&T no dia a dia destaca disversas ações do MCTI no combate à covid-19 -- Nota de pesar: Richard Carl Vogt, especialista em tartarugas do INPA, morre aos 71 anos -- 20 de janeiro, às 19h - "O céu em sua casa" lua e aglomerados de estelares -- Até 15 de fevereiro - IMPA está com inscrições abertas para o prolímpico
A formação de novos quadros para CT&I : avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Ciêntifica (Pibic) : resumo executivo-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2017A publicação A Formac¸a~o de Novos Quadros para CT&I: Avaliac¸a~o do Programa Institucional de Bolsas de Iniciac¸a~o Cienti'fica (Pibic) apresenta a análise dos resultados obtidos pelo Pibic no período de 2001 a 2013. Destaca, ainda, os avanços que o programa trouxe para a experiência acadêmica dos alunos bolsistas e para a vida profissional dos egressos do Pibic. O estudo ressalta, por exemplo, que os alunos contemplados com a bolsa e orientados, em sua iniciação científica, por um pesquisador qualificado, ganham, não apenas experiência acadêmica, mas uma melhor inserção profissional, independente da área de conhecimento escolhida. O estudo foi realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), por demanda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição responsável pelo Programa.
Mestres 2012: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2012Motivados pela iniciativa bem sucedida, a presente publicação é o resultado do estudo sobre os mestres titulados no Brasil, desenvolvido em moldes semelhantes ao do estudo sobre os doutores. É apresentado um amplo conjunto de estatísticas sobre os programas, a formação e o emprego dos mestres, gerado a partir do cruzamento das bases de dados do ColetaCapes - 1996-2009 (Capes/ MEC) e da RAIS 2009 (MTE). Outra vertente do trabalho explorou a excepcional oportunidade de analisar os dados do Censo Demográfico 2010, recém publicado pelo IBGE. Essa rodada, diferentemente do Censo Demográfico 2000, trouxe dados separados de mestres e doutores, o que permitiu analisar essa pequena parcela da população com riqueza de detalhes, estabelecer comparações com os egressos do sistema de formação no país, além de permitir a comparação dessa parcela com o restante da população. Por fim, cabe realçar o intuito do CGEE em empreender esforços contínuos de gerar dados estatísticos e análises sobre os recursos humanos para ciência tecnologia e inovação, bem como aperfeiçoar a disponibilização destes dados, com vistas a estimular seu uso tanto como subsídio à elaboração e aperfeiçoamento das políticas, quanto em pesquisas no tema. Para tal, os dados deste livro, como já feito com aquele sobre os doutores, ficam disponibilizados na página do Centro na internet, em formato acessível de tabelas e gráficos. Acreditamos que a geração contínua e sistemática de dados e estatísticas de CT&I constitui-se em uma fundamental contribuição para o aperfeiçoamento das políticas do setor, e sua realização só é possível com a colaboração das diversas instituições envolvidas. Nesse sentido, agradecemos a todos os nossos parceiros, e em especial agora, à Capes/MEC e à Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho do MTE, pelo fornecimento das bases de dados e permanente cooperação técnica, bem como ao IBGE, pelos microdados do Censo 2010.
Programa de estímulo à interação universidade empresa para apoio à inovação-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2002O Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para Apoio à Inovação foi criado por meio da Lei N.º 10.168 de 29/12/2000 e tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico brasileiro, mediante programas de pesquisa científica e tecnológica que intensifiquem a cooperação de Instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa com o setor produtivo, contribuindo assim para acelerar o processo de inovação tecnológica no País. Os recursos recolhidos, conforme previstos na citada Lei, na Lei N.º 10.332 de 19/12/2001 e na Lei N.º 10.176 de 11/01/2001, serão geridos sob a denominação de Fundo Verde Amarelo - FVA. Do total destes recursos, trinta por cento, no mínimo, serão aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Programa de estímulo à interação universidade empresa para apoio à inovação: Fundo Verde Amarelo : documento básico : proposta-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2002O Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para Apoio à Inovação foi criado por meio da Lei N.º 10.168 de 29/12/2000 e tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico brasileiro, mediante programas de pesquisa científica e tecnológica que intensifiquem a cooperação de Instituições de Ensino Superior e centros de pesquisa com o setor produtivo, contribuindo assim para acelerar o processo de inovação tecnológica no País. Os recursos recolhidos, conforme previstos na citada Lei, na Lei N.º 10.332 de 19/12/2001 e na Lei N.º 10.176 de 11/01/2001, serão geridos sob a denominação de Fundo Verde Amarelo - FVA. Do total destes recursos, trinta por cento, no mínimo, serão aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Questões críticas da educação brasileira : consolidação de propostas e subsídios para ações nas áreas da tecnologia e da qualidade-Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)1995Inclui bibliografia e anexos sobre sumario do workshop 'questões criticas de qualidade na educação brasileira'