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2020_08_06_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 06 de agosto de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-08-06ARTIGOS: PARCERIA EMBRAPII/MCTI E BNDES VAI FINANCIAR R$ 20 MILHÕES EM SOLUÇÕES DE COMBATE, TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA COVID-19 -- REDEVÍRUS MCTI APOIA A PRODUÇÃO NACIONAL DE VACINAS CONTRA A COVID-19 -- IF BAIANO CRIA PLATAFORMA QUE MELHORA O ATENDIMENTO A PACIENTES SURDOS -- CORREGEDORIA DO MINISTÉRIO CONCLUI O SEMESTRE COM 333 SERVIDORES CAPACITADOS -- OFICINA DE FOMENTO À INOVAÇÃO É PROMOVIDA PELO MCTI -- PROGRAMA CENTELHA CHEGA A 15 MIL INSCRITOS -- CIENTISTAS DIVULGAM RELATÓRIO PREVENDO ALTO RISCO DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS NAS ÁREAS PROTEGIDAS DA AMÉRICA DO SUL -- NÚCLEO DO INPA/MCTI EM RORAIMA INSTALA EQUIPAMENTO PARA MONITORAR QUALIDADE DO AR EM BOA VISTA -- A AMÉRICA FOI DESCOBERTA MUITAS VEZES, DIZ DIRETOR DO IMPA/MCTI -- 6 DE AGOSTO, ÀS 10H30 - WEBINAR MOSTRA COMO NOVA VERSÃO DO COMPRASNET PODE CONTRIBUIR PARA LICITAÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS -- ATÉ 7 DE AGOSTO – PROGRAMA NAGI DIGITAL PRORROGA INSCRIÇÕES -- 13 DE AGOSTO, ÀS 14H - MINICURSO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO MUSEU GOELDI -- ATÉ 14 DE AGOSTO – ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTRONOMIA DO OBSERVATÓRIO NACIONAL
2021_06_23_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 23 de Junho de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-06-23ARTIGOS: MCTI E CNPQ LANÇAM CHAMADAS DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA COM VALOR SUPERIOR A R$ 407 MILHÕES -- EM ENTREVISTA A RÁDIO, MARCOS PONTES DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE JOVENS -- HOTSITE DO INPA/MCTI TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE DOENÇAS VIRAIS E PREVENÇÃO -- SEMPI E SEAPC REPRESENTARÃO O MCTI NO GRUPO DE TRABALHO DO PRÊMIO DE ACESSIBILIDADE -- MINISTÉRIO PROMOVE SIMPÓSIO DE ARTICULAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O NORDESTE -- PESQUISADORES DESCOBREM PLANTA DE RESTINGA EM PARQUE DE BELÉM -- CONHEÇA AS OPORTUNIDADES DA EMBRAPII/MCTI PARA INOVAR COM PARCEIROS INTERNACIONAIS -- ENGENHEIRO MECÂNICO VICTOR ALMEIDA É DESTAQUE EM “HISTÓRIAS INSPIRADORAS DA OBMEP” -- AGENDA ATÉ 29 DE JUNHO - CTI/MCTI INSCREVE PARA BOLSAS EM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Tecnologia Assistiva (TA): experiências inovadoras, soluções de acessibilidade-Instituto de Tecnologia Social (Brasil) (ITS)2012-
Tecnologia assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoal com deficiência-Instituto de Tecnologia Social (Brasil) (ITS)2008"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. "Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui. "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. "Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" é quem não consegue ser doce. "Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam, no mundo inteiro, mais de 600 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, 10% da população global. No Brasil, 24,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, de acordo com o Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de idosos ultrapassa 16 milhões de pessoas e deve dobrar em 20 anos, o que tornará o Brasil o sexto país em população idosa do mundo. Essas estatísticas nos ajudam a compreender o tamanho do desafio envolvido na construção de uma sociedade inclusiva, que pressupõe o respeito às diferenças, a valorização da diversidade humana e a garantia do acesso universal aos direitos, sem barreiras ou limitações de natureza socioeconômica, cultural ou em razão de alguma deficiência. As pessoas com deficiência, majoritariamente excluídas dos espaços públicos, das escolas, do mercado de trabalho, da convivência em sociedade, representam uma parte importante desse debate. Por muito tempo, predominou a visão da deficiência como um problema individual, transferindo à pessoa a responsabilidade de "mudar" ou "adaptar-se" para viver em sociedade. A partir da década de 1960, essa visão começou a ser questionada e, pouco a pouco, a deficiência passou a ser entendida a partir da interação das pessoas com o contexto em que vivem. No modelo inclusivo, fundamentado nessa visão, cabe à sociedade adaptar se para acolher as diferenças e promover condições de acesso - para todos os cidadãos, com ou sem deficiência - aos serviços coletivos de saúde, educação, trabalho, locomoção, segurança etc.
Tecnologia assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para pessoal com deficiência-Instituto de Tecnologia Social (Brasil) (ITS)2008"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. "Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui. "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. "Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" é quem não consegue ser doce. "Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam, no mundo inteiro, mais de 600 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, 10% da população global. No Brasil, 24,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, de acordo com o Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o número de idosos ultrapassa 16 milhões de pessoas e deve dobrar em 20 anos, o que tornará o Brasil o sexto país em população idosa do mundo. Essas estatísticas nos ajudam a compreender o tamanho do desafio envolvido na construção de uma sociedade inclusiva, que pressupõe o respeito às diferenças, a valorização da diversidade humana e a garantia do acesso universal aos direitos, sem barreiras ou limitações de natureza socioeconômica, cultural ou em razão de alguma deficiência. As pessoas com deficiência, majoritariamente excluídas dos espaços públicos, das escolas, do mercado de trabalho, da convivência em sociedade, representam uma parte importante desse debate. Por muito tempo, predominou a visão da deficiência como um problema individual, transferindo à pessoa a responsabilidade de "mudar" ou "adaptar-se" para viver em sociedade. A partir da década de 1960, essa visão começou a ser questionada e, pouco a pouco, a deficiência passou a ser entendida a partir da interação das pessoas com o contexto em que vivem. No modelo inclusivo, fundamentado nessa visão, cabe à sociedade adaptar se para acolher as diferenças e promover condições de acesso - para todos os cidadãos, com ou sem deficiência - aos serviços coletivos de saúde, educação, trabalho, locomoção, segurança etc.